Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura

Início em 31/05/2022 até 16/09/2022

Categorias: 09 setembro2022

Os Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura em Portugal, adiante designado como Prémios FORMA, é uma iniciativa conjunta da plataforma IF – Ideas Forward com a Revista AP – Anteprojetos e tem como objetivo distinguir e promover o trabalho dos(as) arquitetos(as) que contribuam para a criação e inovação na construção; para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem, e consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos.

A primeira edição será na cidade de Lisboa, estando previsto que cada edição seja apresentada em alternância em diversas cidades do país garantindo e valorizando todo o território nacional numa perspetiva abrangente e descentralizadora.

Este prémio destina-se a premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade.Os Prémios FORMA, serão atribuídos em 5 categorias diferentes, sendo que uma delas é destinada a jovens arquitetos(as) até 40 anos.As obras premiadas devem ser exemplos da qualidade arquitectónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários existentes, atendendo também à sustentabilidade da construção, à eficiência energética e às questões relacionadas com o ambiente.
A atribuição dos Prémios é feita por um Júri nos termos que constam no regulamento.

O prémio para cada categoria será constituído por:

– Troféu FORMA;
– Uma placa identificativa do prémio a colocar no edifício premiado;
– Dois diplomas a entregar, respetivamente, ao dono da obra e ao empreiteiro geral da obra;

O prémio terá carácter anual.

 

Objectivos

– Instituição de um prémio nacional de arquitetura que distinga as melhores obras de nova construção executadas no território nacional.
​- Incentivar e promover os(as)arquitetos(as) e a qualidade na arquitetura através da inovação na construção e a valorização da paisagem.
​- Premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade e que sejam da autoria de Arquitetos(as).

 

Categorias

– Habitação Unifamiliar (Pública e/ou Privada)
​- Habitação Coletiva (Pública e/ou Privada)
– Equipamento Coletivo (Pública e/ou Privada)
– Espaço Público
– Jovens Emergentes

 

Estratégia

A apresentação dos prémios será, na sua 1ªedição, na cidade de Lisboa, estando previsto que cada edição seja apresentada em diferentes cidades do país garantindo e valorizando desta forma todo o território nacional numa perspetiva abrangente e descentralizadora.

Serão promovidos ciclos de conversas sobre o mote “uma linha vermelha na arquitetura” que aborda os todos os temas das categorias dos prémios numa visão diferente e mais abrangente. Aqui juntaremos, projetistas, clientes públicos e privados e usuários dos espaços.

 

Candidaturas

Podem candidatar-se ao FORMA ’22 obras de nova construção, e com carácter permanente, que tenham sido concluídas entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de agosto de 2022, e que sejam da autoria de arquitetos, membros em efetividade de direitos na Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem.

O processo de apresentação das obras deve ser enviado para o endereço eletrónico: premios.forma@if-ideasforward.pt


Prémios

– Troféu FORMA;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para o dono da obra;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para a empresa de construção da obra.

– Troféu FORMA JOVEM;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para o dono da obra;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para a empresa de construção da obra.

Calendário

Lançamento do Prémio – 31 de maio de 2022
​Pedidos de esclarecimentos – até 30 de junho de 2022
​Resposta aos pedidos de esclarecimentos – até 15 de julho de 2022
Apresentação de candidaturas – até às 18h do dia 16 de setembro de 2022
​Anúncio dos resultados e cerimónia de entrega dos prémios – 26 de outubro de 2022

Júri

O júri é composto por vários arquitetos com trabalho reconhecido e premiado.

Organização

A Comissão Organizadora é composta por elementos da IF – Ideas Forward e da AP – Anteprojectos, sendo apoiada por um conjunto de entidades que participam com o Apoio Institucional, Patrocinadores, assim como o município anfitrião que permite a sua realização.

 

Aviso

NOTA IMPORTANTE – a consulta deste documento não substitui a leitura do Regulamento correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Prémios FORMA: Prémio Nacional de Arquitetura
PDFS
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »