scopio Challenge: Repensar, Questionar Realidades Urbanas através da fotografia em tempos de COVID-19

Início em 29/06/2020 até 31/12/2020

scopio Challenge: Repensar, Questionar Realidades Urbanas através da fotografia em tempos de COVID-19 – O desafio é o de criar uma narrativa visual tendo como base a sua experiência de vida diária neste momento difícil de isolamento e crise por causa da pandemia COVID-19.

É pedido um projeto de fotografia contemporânea documentando a experiência pessoal e emocional da vida sob as restrições impostas pela COVID-19, o que pode significar fotografar o espaço íntimo ou o ambiente urbano imediato e questionar, repensar esta nova realidade que estamos a viver confrontando o que está acontecendo e os sentimentos que esta situação cria em todos nós.

Uma narrativa visual que pode ter uma aura de melancolia, ou que pode ser desapaixonada e crua ou o seu contrário, comunicando uma forte dimensão romântica, mas acima de tudo que seja capaz de despertar em cada um de nós uma forte emoção ou sensação, ter um efeito intensamente subjetivo a partir de um detalhe, ou “acidente” que podemos encontrar a partir das suas imagens.  Recorrendo a A Câmara Clara de Roland Barthes, apelamos a uma narrativa visual onde certas imagens tenham o potencial de despertar em nós algo de muito forte, um punctum, como “(…) se a imagem lançasse o desejo para além daquilo que ela dá a ver.”[1] algo mais do que apenas o interesse geral de studium.

O objetivo é explorar e questionar a vida doméstica e as realidades urbanas de várias cidades e territórios neste difícil momento de isolamento devido às crises da COVID-19, permitindo que vários espaços domésticos, espaços urbanos, conjuntos de edifícios, espaços públicos e outras componentes urbanas sejam objeto de uma série de fotografia não convencional.

Uma narrativa visual que tem como base a capacidade e a vontade de comunicar com os outros, colocando-nos de novo em contacto simultaneamente com o nosso eu interior e com a vida que nos envolve. Uma série fotográfica capaz de comunicar a experiência emocional da vida, sob as restrições impostas pela COVID-19, explorando dispositivos de memória crítica e alegórica e os universos documental e ficcional, existindo a liberdade de adotar várias estratégias artísticas de forma a possibilitar diversos níveis de contaminação entre estes dois universos.

Call divulgada no ArtRabbit

SUBMISSÃO DE PROJETOS FOTOGRÁFICOS E PRAZOS

Prazos para submissão de projetos fotográficos:
Primeiro fase 31 de julho 2020 || Segunda fase 31 de dezembro 2020

A submissão deve consistir de uma pasta comprimida (tamanho máximo 10 MB) intitulada com o nome do participante (PRIMEIRONOME_ULTIMONOME.zip) com o seguinte conteúdo:

a. uma pasta com um mínimo de 5 e um máximo de 20 imagens em formato JPEG, com um máximo de 2000px no lado mais longo, gravar em formato para a web com qualidade reduzida a cerca de 30%;
b. o conjunto total de imagens não deve exceder os 10MB;
c. uma biografia curta para colocar na galeria (os textos devem estar traduzidos para português e inglês);
d. sinopse do projeto (os textos devem estar traduzidos para português e inglês).

Enviar trabalhos para o email: scopiochallenge@cityscopio.com 

Publicação

Os trabalhos aceites serão publicados na plataforma da scopio network, existindo depois a possibilidade de os autores serem contatados pela equipa editorial da scopio para publicar os seus projetos no scopio Newspaper com uma edição limitada em papel e online.

[1] Roland Barthes, A Câmara Clara: Nota sobre Fotografia. Rio Janeiro, Nova Fronteira, 2004. p. 89

Organização e contatos

·      scopio Challenge – Repensar, Questionar Realidades Urbanas através da fotografia em tempos de COVID-19 é uma iniciativa conjunta entre a Associação Cultural Cityscopio e um grupo de investigadores / docentes da FAUP e FBAUP, contando com apoio institucional da Reitoria da U. Porto.

Responsabilidade e iniciativa

·      Grupo de investigação de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP)
·      Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab)
·      Associação Cultural Cityscopio

Organização coordenação

·      José Carneiro (FBAUP)
·      Maria Neto (FAUP)
·      Mário Mesquita (FAUP)
·      Pedro Leão Neto (FAUP)

Contactos

·      info@cityscopio.com
·      scopiochallenge@cityscopio.com
·      Arquitectura, Arte e Imagem (AAI)

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Repensar, Questionar Realidades Urbanas
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal