URBAN GARDEN AWARD 22

Início em 09/02/2022 até 03/04/2022

Categorias: 04 abril2022

A URBAN GARDEN é a feira dedicada aos equipamentos, mobiliário urbano, ambiente sustentável e economia circular e a oportunidade ímpar para os players que se movimentam nesta área de atividade de apresentar as suas propostas e soluções ao mercado.

Numa altura em que as cidades se reinventam, tendo por base a sustentabilidade e a mobilidade urbana, surgem cada vez mais propostas e soluções no âmbito dos equipamentos, arquitetura, mobiliário urbano, iluminação e tantos outros.

Com uma divulgação dirigida para as autarquias e os prescritores, como os arquitetos e engenheiros, a URBAN GARDEN apresenta-se como uma excelente opção para apresentar ao público alvo as muitas novidades e inovações a que esta área de atividade está sujeita.

APAP é uma Associação Profissional de Direito Privado com estatuto de Utilidade Pública que tem por fim o estudo e defesa dos interesses e direitos relativos à actividade da Arquitectura Paisagista e dos Arquitectos Paisagistas. A APAP é igualmente interlocutor institucional, nacional e internacionalmente, das empresas e profissionais do sector e, nessa qualidade, é responsável por promover e praticar tudo quanto possa contribuir para assegurar um correcto ordenamento do território, pela defesa e promoção da paisagem, do ambiente, da sustentabilidade e pelo direito à qualidade de vida para todos os cidadãos

 

IF-Ideasforward é uma plataforma de arquitetura, cujo objetivo é o de educar para uma cultura arquitetónica. Uma das suas ferramentas, geradora de fóruns de discussão, são os concursos internacionais de arquitetura.

A IF defende que o futuro depende da valorização da arquitetura como meio da educação de toda a sociedade.

É com esta visão globlalizadora que nasce a parceria entre a Exposalão, a APAP e a IF, para a organização de um concurso internacional de arquitetura paisagista, URBAN GARDEN AWARD´22, com o apoio da AnteProjetos, no contexto da feira URBAN GARDEN 2022.

 

Celebrações da Arquitetura Paisagista em 2022

80/100 da APAP

De 20 de Outubro de 2021 (Dia Internacional da Paisagem) a 20 de Outubro de 2022 a APAP comemora as Celebrações 80/100. Oitenta anos de ensino da Arquitetura Paisagista em Portugal e um século sobre o nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles. São duas datas marcantes para a profissão. Uma porque marca a génese do olhar holístico entre o construído e o natural, do nascimento de uma classe profissional dedicada à “arte de ordenar o espaço exterior em relação ao homem” como explicava o Professor Francisco Caldeira Cabral, fundador do curso livre de arquitetura paisagista em 1942. A outra porque celebra a vida do arquiteto paisagista mais carismático e marcante da história da arquitetura paisagista em Portugal; Um homem recto e de convicções fortes e um lutador incansável pelos seus princípios, conseguiu juntar personalidades de várias áreas de intervenção, incluindo a política, informando, explicando, planeando e defendendo a importância da preservação e respeito pelos processos naturais, ecológicos e biodiversos, tanto no campo como na cidade, à grande e à pequena escala.

Mês Internacional da Arquitetura Paisagista

Em Abril celebra-se o Mês Internacional da Arquitetura Paisagista. Num momento histórico em que o debate em redor da paisagem passou a estar na ordem do dia, todo o olhar para a abordagem da arquitetura paisagista realizado e produzido por nós, introduz um valor acrescentado sobre uma realidade que deve passar para o exterior com o devido sentido das suas responsabilidades e campos de abrangência, nomeadamente no que devem ser reflectidos os Serviços de Paisagem.

Gonçalo Pereira Ribeiro Telles (1922-2020)

Gonçalo Ribeiro Telles, pioneiro da arquitetura paisagista em Portugal, foi uma figura tutelar da defesa da ecologia para fundamentar a intervenção na paisagem e no território, e o responsável pelo lançamento da política de ambiente em Portugal, cuja legislação incentivou quando passou por vários cargos públicos, nomeadamente como deputado e como ministro de Estado e da Qualidade de Vida, entre 1981 e 1983.

Nascido a 25 de maio de 1922, em Lisboa, Gonçalo Ribeiro Telles é autor de projetos relevantes em Lisboa, como os Corredores Verdes e os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, obra que assinou em conjunto com António Viana Barreto, e que viria a ser distinguido com o Prémio Valmor, em 1975.

 

OBJETIVO

2022 marca o centenário do nascimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles e a primeira edição do concurso URBAN GARDEN AWARD´22 visa celebrar esta efeméride. Assim pretendemos, com este concurso, dar seguimento à ideia que tinha para a cidade de Lisboa, com eixos de ligação (corredores verdes) entre o centro da cidade e a periferia (parque periférico) e lançar um novo desafio “URBAN SUSTAINABILITY CORRIDOR – from the port to the airport”.

O objetivo para este concurso é o lançamento de um debate de ideias que promova a reflexão sobre os eixos de ligação para a cidade de Lisboa, desde o porto ao aeroporto, incidindo no eixo Estação Fluvial Sul e Sueste – Praça das Partidas do Aeroporto Humberto Delgado.

Num momento em que o efeito das alterações climáticas se torna cada vez mais evidente e representa um desafio particular para os países do sul, é necessário aumentar a responsabilidade e o compromisso e colocar as alterações climáticas no centro da agenda.

Para prossecução destes objectivos, torna-se necessário, desde logo, produzir conteúdos e informar, promovendo a consciencialização do público no sentido da defesa, preservação e valorização do património; contribuir para o ordenamento dos nossos territórios e para o desenho das cidades do futuro, nos seus desafios contemporâneos e em questões como a biodiversidade, saúde, a adaptação às alterações climáticas, a promoção do património urbano-ambiental e a inclusão e coesão social.

Para o desenvolvimento e prossecução de iniciativas que permitam dar corpo aos objectivos acima expostos, de forma abrangente e integradora, pretende-se que o presente concurso seja uma ferramenta para a transmissão de conhecimento, a promoção do debate e a sensibilização e mobilização dos cidadãos para as questões ambientais.

Mais informações 👉 AQUI

 

 

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Concurso internacional: URBAN GARDEN AWARD 22
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE