XIII Edição do Concurso Bienal de Teses de Arquitetura

Início em 01/02/2021 até 26/03/2021

Categorias: 03 março2021

A Fundación Arquia abre a XIII Edição do concurso bienal de Teses de Arquitetura, destinado à seleção de teses de doutoramento em Arquitetura para a sua publicação na coleção arquia/tesis.

 

Objeto do concurso

A Fundación Arquia tem como objetivo promover e fomentar atividades culturais no âmbito da arquitetura. Entre estas atividades encontra-se a coleção arquia/tesis, orientada à edição e publicação de teses de doutoramento de Arquitetura, relevantes pela sua aportação ao conhecimento arquitetónico, uma vez sejam revisadas e adaptadas à linha editorial pelos(as) seus(suas) respetivos(as) autores(as). A coleção arquia/tesis pretende, assim, pôr ao alcance do público interessado, em pesquisa arquitetónica, um valioso material que, de outro modo, resultaria dificilmente acessível.

Com a intenção de ampliar e enriquecer o fundo editorial de dita coleção, a Fundación Arquia convoca o presente concurso bienal orientado à seleção de teses de doutoramento de Arquitetura inéditas.

Convocatória ibérica

Desde a edição de 2019, a Fundación Arquia, com base no seu paulatino processo de internacionalização, abre a presente convocatória a Portugal, estabelecendo-se como Convocatória Ibérica, para destacar a atividade investigadora de arquitetos(as) portugueses(as) e instituições de ensino de Arquitetura de Portugal.

Teses de doutoramento participantes

Poderão participar no concurso todos os arquitetos espanhóis e portugueses que tenham apresentado a tese de doutoramento em qualquer escola ou universidade de Arquitetura do mundo, assim como todos aqueles arquitetos estrangeiros cuja tese de doutoramento tenha sido apresentada em qualquer universidade de Arquitetura espanhola ou portuguesa.

As teses de doutoramento deverão ter classificação máxima (Aprovado com distinção e louvor) e ser inéditas, ou seja, não serão admitidas aquelas teses que tenham sido previamente premiadas,

mencionadas ou selecionadas noutros concursos de teses ou publicadas parcialmente ou na sua totalidade em qualquer idioma, formato ou suporte físico ou digital. Ficam excluídos os artigos científicos em revistas indexadas, de âmbito académico, solicitados por alguns estabelecimentos de ensino para as posteriores acreditações.

Limita-se a no máximo DUAS convocatórias a participação de uma tese de doutoramento no concurso bienal arquia/tesis; podem ser duas convocatórias consecutivas ou alternas. Portanto, não serão admitidas aquelas teses que já tenham sido apresentadas em duas ou mais edições prévias. Paralelamente, também não poderão participar aquelas teses de doutoramento que, tendo participado em convocatórias anteriores de arquia/tesis, tenham recebido uma menção ou sido selecionadas ou recomendadas para a sua publicação por parte do júri.

As teses de doutoramento que tenham urbanismo, ordenação do território, paisagem, grande escala, etc. como objeto de investigação, dever-se-ão apresentar ao Prémio Europeu Manuel de Solà-Morales 2023, cujo prémio também consiste na edição da tese premiada na nossa coleção arquia/tesis, portanto, não serão admitidas teses deste âmbito ou disciplina arquitetónica nesta convocatória.

 

Inscrição

A inscrição ao concurso arquia/tesis só pode ser realizada através do sistema de inscrição online, completando o formulário habilitado para esse fim, disponível através do seguinte link:

https://fundacion.arquia.com/tesis2021 (apartado “Inscrição” da convocatória 2021). 5. Documentação e envio

Uma vez efetuada a inscrição, o candidato deverá aceder à área privada introduzindo o usuário (e-mail) e a password, e finalizar a inscrição anexando um arquivo em PDF, formato DIN A4 (tamanho máximo 2 Mb) com a seguinte documentação:

– Resumo da tese de doutoramento de 600 palavras, em espanhol.
– Índice de conteúdo da tese de doutoramento.
– Nota biográfica de no máximo 100 palavras como fotografia do(a) autor(a).
– Relatório de 300 palavras sobre o processo de revisão, recorte e de adaptação da tese à linha editorial da coleção arquia/tesis (caráter divulgativo, extensão máxima de 250 000 caracteres e 250 imagens de boa resolução e livres de direitos de autor ou com a gestão dos mesmos).
– Documento oficial (acta do júri, diploma de doutoramento, etc.) onde figure e se acredite a classificação máxima obtida na tese (Aprovado com Distinção e Louvor).
– Certificado ou relatório emitido ou gerado por um agente ou plataforma de deteção de plágio: URKUND ou semelhante, que confirme que a tese não comete nenhum tipo de plágio, e que, portanto, não supere 20% em citação ou paráfrases. Poderá ser anexada uma declaração de responsabilidade, mas o relatório será solicitado caso a tese seja selecionada.

E completar os seguintes campos obrigatórios:

– Título da tese, resumo/ abstract em português, espanhol e inglês (máximo de 600 palavras), tema da tese, diretor/orientador da tese, departamento, data de apresentação, júri e estabelecimento de leitura, classificação da tese, etc. Facilitar-se-á também o link ao repositório universitário onde se encontre a tese em formato digital.

– Imagem da capa (jpg 760 x 524 pixéis). – 3 a 5 imagens da tese (arquivo jpg).

A informação pode ser editada até ao dia que finalizem as inscrições (consultar calendário). Numa segunda fase do concurso ser-lhes-á solicitado aos candidatos selecionados um exemplar da tese original, em formato digital (pdf) e físico, para a sua avaliação por parte do júri, assim como o justificante da classificação e outros documentos justificativos.

Idioma

A documentação solicitada para a inscrição e participação na convocatória será entregue em espanhol. As teses completas, redigidas no seu idioma original, poder-se-ão apresentar na segunda fase do concurso para aquelas que sejam selecionadas.Critérios gerais de avaliação

Estabelecem-se uma serie de critérios sobre a qualidade investigadora no âmbito arquitetónico que deverão contemplar as teses de doutoramento apresentadas:

  • –  As teses de doutoramento serão originais e inéditas, tanto na apresentação ao concurso (não publicada anteriormente) como no tema, estrutura e/ou abordagem propostos.
  • –  As teses de doutoramento contarão com material de fontes originais, tais como arquivos de arquitetos, bibliotecas, centros de investigação, etc., já sejam nacionais ou internacionais, assim como as referências bibliográficas verificadas.
  • –  Adequar-se-ão à linha editorial da Fundación Arquia e ao seu caracter divulgativo e social (difusão do legado material e imaterial arquitetónico, temas de caráter universal, de demanda ou compromisso social, etc.); assim como ao interesse e projeção internacional da mesma.

    8. Calendário.
    O prazo da inscrição e admissão da documentação solicitada terá início segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021 e finalizará sexta-feira, 26 de março de 2021 às 12:00h (meio-dia), hora espanhola.

 

1ª Fase: 6 de abril-23 de julho de 2021. Cada membro do júri selecionará entre os dossiers apresentados um número máximo de quatro trabalhos de investigação, que passarão à segunda fase do concurso. A finais de julho de 2021, publicar-se-á a lista de teses selecionadas e será solicitado aos participantes um exemplar completo da tese em formato físico e digital (pdf).

2ª Fase: (agosto)-setembro-outubro e novembro de 2021. Os membros do júri procederão à leitura, revisão e avaliação de um máximo de 16 teses de doutoramento selecionadas.

Reunião do júri e deliberação do concurso: dezembro de 2021. No fim do ano, o júri reunir-se-á para proceder à deliberação do concurso, assim como à sua respetiva publicação e notificação das teses vencedoras.

 

Prémios

O júri concederá um único PRIMEIRO PRÉMIO e DUAS MENÇÕES. O prémio consiste no compromisso de edição e publicação da tese vencedora, por parte da Fundación Arquia, na coleção arquia/tesis.

Uma das menções poderá ter um carácter honorífico à figura de Carles Martí Arís (1948-2020, in memoriam), antigo secretario do concurso e diretor da coleção arquia/tesis e arquia/la cimbra. Esta menção especial conceder-se-á à tese que contribua ao pensamento e crítica da arquitetura, assim como à teoria do projeto arquitetónico.

Este compromisso editorial associado ao prémio estará condicionado pelo calendário e orçamento editorial da Fundación Arquia, assim como pelo necessário trabalho de reelaboração que o(a) autor(a) da tese deverá efetuar de acordo com os critérios editoriais da Fundación Arquia e o manual de design da coleção arquia/tesis.

A Fundación Arquia não tem nenhum compromisso de edição com as teses que obtiverem uma «menção» ou que tenham sido recomendadas para a sua publicação por parte do júri.

O concurso poderá ser declarado deserto. O resultado do concurso será comunicado aos participantes mediante e-mail e será inapelável.

A décima terceira edição do Concurso Bienal de Teses de Doutoramento de Arquitetura da Fundación Arquia foi patrocinada por Arquia Bank.

 

Para mais informações fundacion@arquia.es

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Concurso: XIII Edição do Concurso Bienal de Teses de Arquitetura
PDFS

Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Margres Architecture Award

Saber mais »

Webinars Leca®

Inscreva-se!