Bernardes Arquitetura

Categorias: Arquitetos

Bernardes Arquitetura é fruto de uma história que atravessa gerações. É um espaço criado em 2012 por Thiago Bernardes onde busca aprofundar seu trabalho autoral e criar novas parcerias. Hoje integram o escritório os sócios Nuno Costa Nunes, Márcia Santoro, Camila Tariki, Dante Furlan, Francisco Abreu, Rafael de Oliveira e Thiago Moretti.

A Bernardes Arquitetura desenvolve projetos que atravessam variados programas e escalas. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, a equipe é formada por cerca de 90 profissionais que atuam nas áreas de arquitetura, urbanismo e design de interiores. O portfolio do escritório abrange desde projetos residenciais e comerciais, incluindo hotéis, restaurantes, instituições culturais e educacionais, até projetos urbanos, que incluem condomínios, bairros e masterplans.

Nossa equipe multidisciplinar é composta por profissionais que compartilham uma filosofia de trabalho colaborativo com objetivo de alcançar excelência e eficiência em cada projeto.

Thiago Bernardes

Nasceu no Rio de Janeiro em 1974, em uma família de arquitetos. Seu avô, Sergio Bernardes, um dos mestres da Arquitetura Moderna Brasileira, fez história nas décadas de 50’ e 60’. Seu pai, Claudio Bernardes, é autor de um original e inconfundível estilo residencial, onde os elementos primitivos da cultura brasileira são inseridos de forma a criar um contexto contemporâneo. Com mais de vinte anos de experiência, Thiago vem ao longo desses anos criando sua própria identidade sem abandonar a influência que seu pai e seu avô lhe deixaram.

Nuno Costa Nunes

Durante dez anos, atuou como Coordenador Geral do escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura. Antes, passou por grandes empresas como Cofix Construções, Xerox do Brasil, Telemar/Oi, Accor Brasil (hotelaria). Hoje é responsável pela parte administrativa, financeira e comercial do escritório Bernardes Arquitetura. É professor do Curso de Pós Graduação de Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores na Fundação Getúlio Vargas.

Marcia Santoro

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como coordenadora de Arquitetura de Interiores no escritório Claudio Bernardes & Jacobsen durante quatro anos e, ao lado de Thiago Bernardes, no escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura, durante treze anos. Nesse período, coordenou projetos entre Rio e São Paulo. Credita sua parceria na criação do escritório Bernardes Arquitetura, à vivência profissional e humana acumulada ao longo de dezessete anos. Antes, de iniciar sua trajetória junto aos escritórios Bernardes, trabalhou com Luiz Paulo Conde e Coutinho e Diegues & Cordeiro.

Camila Tariki

Arquiteta com especialização em Design e Arquitetura de Interiores pela Parsons School of Design, NY. Atuou como diretora do premiado escritório de design Karim Rashid durante dez anos. Trabalhou na criação e coordenação de mais de 80 projetos em 28 países como hotéis, restaurantes, lojas, museus e exposições de arte. Em 2011, ganhou dois prêmios de design para a empresa alemã Draenert. Após onze anos morando em Nova Iorque, Camila retornou ao Brasil em 2012 para integrar a equipe da Bernardes Arquitetura.

Dante Furlan

Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com Pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). É o mais novo sócio do escritório onde, desde sua criação, coordena equipes de projetos. Atuou nos escritórios FGMF e Euclides Oliveira onde participou e venceu diversos concursos de Arquitetura, dos quais destacamos o Concurso Nacional de Urbanismo – Bairro Novo – SP, em 2004.

Francisco Abreu

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com intercâmbio na Pennsylvania State University (EUA). Trabalhou nos escritórios GCP, Stadia Group, entre outros, tendo se juntado à Bernardes Arquitetura em 2010, onde atua como coordenador de projetos desde 2013. Hoje é responsável pelas operações do escritório do Rio de Janeiro. Coordenou a execução de projetos de grande escala do escritório, notadamente, Edifício Aníbal, Hotel Arpoador e as Casas Asa e Terra. Em 2009, ganhou o prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo IAB-RS e foi nomeado para representar a UFRGS no Archiprix, premiação mundial de trabalhos finais.

Rafael de Oliveira

Arquiteto e urbanista pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em projetos de grande escala nos escritórios Balken arq, NPC grupo arquitetura, Engevix engenharia e Bernardes + Jacobsen arquitetura. Desenvolve e coordena projetos na Bernardes Arquitetura desde 2014 com ênfase em tecnologia e sistemas construtivos nas áreas residencial, hoteleira e de serviço. Dedica-se ao estudo e desenvolvimento de projetos ligados a tecnologia construtiva como MLC e terra crua desde sua formação acadêmica ligada à cátedra da Unesco/Craterre. Tem especialização pela Fupam/USP e iniciou pós graduação pelo IPT/USP. Atuou no desenvolvimento e intermediação de tecnologia de construção modular em MLC com parceria internacional (Portugal).

Thiago Moretti

Arquiteto pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) com intercâmbio no Politécnico de Milão (Itália). Trabalhou com Vigliecca e Associados, Hereñu+Ferroni, Isay Weinfeld, tendo se juntado à Bernardes Arquitetura em 2012, onde tornou-se responsável pelo desenvolvimento de estudos até 2015 no escritório do Rio de Janeiro. Em 2016, retornou para Lisboa onde é responsável pelo escritório local, reforçando o movimento de internacionalização da Bernardes, que conta com projetos de várias escalas de Norte a Sul de Portugal e uma proposta de atuação a nível europeu.

PRÊMIOS

2019

World Architecture Festival 2019:
Finalista na categoria “Completed Buildings: Villa” com as casas Asa e Pipa e na categoria “Future Project: Masterplanning” com o projeto Masterplan Paraty.

Architizer A+ Awards 2019:
Vencedor do prêmio de Voto Popular na categoria “Concepts Plus – Architecture + Prefab”, com o projeto da Casa Pipa.

Dezeen Awards 2019:
Finalista na categoria “Rural House” com o projeto da Casa Asa.

2018

Prêmio ASBEA de Arquitetura 2018:
Vencedor na categoria “Residências”, com o projeto da Casa Penísula.

Global Architecture & Design Awards 2018:
Vencedor na categoria “Private Residence”, com o projeto da Casa Península e 2º lugar na categoria “Mixed Use”, com o projeto do Hotel Fasano Angra.

World Architecture Festival 2018:
Finalista com o projeto da Casa Península.

Architizer A+ Awards 2018:
Vencedor na categoria Private House XL, com o projeto da Casa Península; Menção Honrosa nas categorias “Unbuilt – Private House” e “Unbuilt – Office Building Mid-Rise”, com os projetos Membeca Águas e Edifício Vila Nova Conceição respectivamente; e finalista na categoria “Apartments” com o projeto do Apt HGB.

Young Architects of Latin America:
Menção Honrosa e selecionado para exposição na 16º Bienal de Arquitetura de Veneza e livro, com o projeto da Casa Península.

2017

World Architecture Festival 2017:
Finalista na categoria “Villa – Completed Buildings”, com o projeto da Casa Triângulo.

2016

Prêmio Ebramem/WWF de Arquitetura em Madeira:
Menção Honrosa com o projeto da Capela Joá.

2015

Prêmio Casa Claudia Design de Interiores 2015:
Finalista na categoria “Restaurante”, sendo eleito “preferido do público” na etapa de votação popular, com o projeto Gurumê.

Restaurant and Bar Design Awards:
Finalista na categoria “Surface Interior”, com o projeto do Gurumê.

II Prêmio ASBEA/RJ:
Vencedor na categoria “Residências Unifamiliares” com a Casa Terra e Menção Honrosa na categoria “Edifícios de Serviço”, com o projeto do Edifício Aníbal.

Architizer A+Award 2015:
Vencedor do prêmio do júri nas categorias “Private Houses XL” e “Religious Building & Memorials” com a Casa Delta e a Capela Joá, respectivamente.

2014

Architizer A+Award 2014:
Public Choice Winner na categoria “Cultural: Museums” com o MAR – Museu de Arte do Rio.

Concurso para o Pavilhão Brasil Expo Milão 2015:
Menção Honrosa.

I Prêmio ASBEA/RJ:
Vencedor na categoria “Residências Unifamiliares” com a Casa Delta. Menção Honrosa nas categorias “Edifícios Institucionais”, “Hotelaria” e “Interiores” com os projetos Cidade do Cinema, Hotel Jose Ignacio e Gurumê, respectivamente.

7º Prêmio O Melhor da Arquitetura, Revista Arquitetura & Construção, Editora Abril:
Vencedor na categoria “Casa de Campo” com a Casa GCP.

Prêmio Casa Claudia Design de Interiores 2014:
Vencedor na categoria “Loja” com o projeto da Loja Celso Kamura.

2012

5º Prêmio O Melhor da Arquitetura, Revista Arquitetura & Construção, Editora Abril:
Vencedor na categoria “Casa na Serra” com o projeto da Casa Ponte.

2009

47ª Premiação Anual do IAB-RJ:
Vencedor na categoria “Edificações” com a Casa FN e na categoria “Arquitetura de Interiores e Design” com o projeto para a Agência MPM.

8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo:
3º lugar na categoria “Projetos” com a proposta para Vale – Edifício Sede Multinacional.

Morada
  • RUA CORCOVADO, 250, JARDIM BOTÂNICO
  • RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA, 167, 2º ANDAR - SALA 12 - PRÍNCIPE REAL
  • 1250-026 LISBOA
Contactos
Galeria
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.