Bruno Martins . Arquiteto

Categorias: Arquitetos

Bruno Martins, arquiteto de profissão e autor de inúmeros projetos nomeados e premiados como a “Reabilitação da Fábrica de Manteiga” ou a “Casa Reis Nunes”, trabalhou ainda como investigador em tecnologias de construção, tendo visionado e desenvolvido o primeiro sistema modular em altura, já implementado no hotel “Pestana Studios”.

É atualmente vereador na Câmara Municipal do Funchal, responsável pelos pelouros do urbanismo, planeamento, reabilitação urbana e mobilidade.

Arquitetura e Reabilitação
Através do seu estudo e interesse pela construção em topografias complexas, o arquiteto Bruno Martins motivou o interesse da comunidade global de arquitetura, com projetos nomeados e premiados, ganhando reputação enquanto membro de uma nova geração de arquitetos, que combina a investigação e analise, experimentação formal, responsabilidade social, e um forte sentido de integração entre objeto arquitetónico e território. Entre muitos projetos na área residencial, hotelaria e industria, destacam-se os projetos nomeados para prémios como a “casa Reis Nunes”, a “casa Francisco Gomes”, a “casa Cabeço do Resto”, ou ainda o “Spa Casa Velha do Palheiro”.

Acérrimo defensor do património histórico, desenvolve vários projetos no âmbito da reabilitação dos quais se destaca a recuperação da antiga “Fabrica de Manteiga” que é finalista do prestigiado “archdaily building of the year” ou o “reabilitação da Quinta Glicínia”.

Construção Modular
Projetando sempre em cenários de contenção de custos, o Bruno inicia o seu percurso em sistemas modulares, tendo visionado e posteriormente coordenado um ambicioso programa de investigação com a “msb Arquitectos”, a “betar-engenharia”, o “IST-Instituto Superior Técnico” e o “LREC-Laboratório Regional Engenharia Civil”, entre 2012 e 2014, que resultou na criação e desenvolvimento de 1 inovador sistema construtivo em altura denominado “BMM System”. O sistema construtivo, também ele premiado com o “premio construir” na área da inovação, foi já utilizado em várias moradias, mas também na área da hotelaria com a construção do “Pestana Studios”.

Bruno Martins foi também sócio fundador da OPTi-Housing Systems.  A OPTi resulta de anos de investigação e desenvolvimento, através dos projetos já desenvolvidos pelos seus sócios e equipa, tendo-se dedicado à construção modular de casas e edifícios, usando as mais avançadas tecnologias construtivas para garantir uma construção com elevados padrões de qualidade, reduzindo muito os prazos, e disponibilizando no mercado as melhores casas ao melhor preço.

Vereador na C.M. do Funchal
Bruno Martins é atualmente vereador na Câmara Municipal do Funchal com os pelouros do urbanismo, planeamento, mobilidade e reabilitação urbana, desde Outubro de 2017, eleito pela Coligação Confiança no mandato liderado pelo Presidente Paulo Cafofo.

Ainda neste mandato, à frente do Departamento de Ordenamento do Território, coube-lhe finalizar e aprovar os principais instrumentos de gestão do território como o novo Plano Diretor Municipal do Funchal (2018) e o primeiro Plano de Mobilidade da Região Autónoma da Madeira (PAMUS). Na área do património destaca-se a classificação das pontes históricas do Funchal e das antigas muralhas das ribeiras do Oudinot, tendo continuado o trabalho de excelência na área da reabilitação urbana, ajudando a colocar o Funchal com uma das cidades lideres nos projetos de reabilitação. Neste período, coordena os projetos de regeneração urbana no espaço publico como são os exemplos da beneficiação da “Rua Fernão de Ornelas”, que se torna um polo fundamental para atividades em espaço urbano, na beneficiação da “Rua do Bom Jesus” ou da “Zarco Sul”.

A criação de 2 novas “ARU – áreas de reabilitação urbana” no Funchal permitiu criar melhores condições para a reabilitação de mais património edificado ajudando a tornar o Funchal na terceira cidade com mais projetos aprovados no âmbito do IFFRU.

Morada
  • Rua Velha da Ajuda, n51, 6º Andar, Funchal
  • 9000-111 Funchal
Galeria
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »