CCB – Fundação Centro Cultural de Belém

Categorias: Editores

Num momento em que a arquitetura é reconhecida como um pilar fundamental da cultura portuguesa, a Garagem Sul está a dar continuidade ao longo trabalho do Centro Cultural de Belém e ao seu programa de exposições, conferências, debates e edições de arquitetura. Instalado num antigo parque de estacionamento, a Garagem Sul tem uma dimensão e uma atmosfera única para mostrar obras e ideias arquitetónicas. Desde 2012, tem acolhido um programa regular de exposições temporárias, apresentando autores consagrados e explorando campos menos evidentes desta forma de saber transformar o mundo. Estas exposições realizam-se em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, inscrevendo a Garagem Sul e Lisboa nas rotas de partilha e invenção do que é a arquitetura contemporânea na Europa e no mundo.

Para as próximas temporadas de programação do Centro Cultural de Belém, a Garagem Sul está a conceber um amplo programa de atividades que permite alargar o espectro da oferta aos seus visitantes, desde as Conferências da Garagem, que acolhem pensadores de relevo na arquitetura contemporânea, aos programas de visita às exposições e à cidade que amplificam o sentido que cada exposição pode constituir no espaço de Lisboa, até ao programa Uma Praça no Verão, que permitirá reinventar espaços do Centro Cultural de Belém com intervenções efémeras.

A programação da Garagem Sul tem como expectativa recentrar o debate e a compreensão da arquitetura como a arte de construir e transformar o mundo físico e o ambiente construído. Ao contrário da celebração da autoria e da excecionalidade, é necessário conceber a arquitetura como um trabalho complexo que exige uma profunda articulação e compreensão social, desde o contexto económico e cultural até aos sistemas de produção e às competências tecnológicas. A arquitetura é uma arte de síntese que requer um conhecimento alargado e uma inteligência específica para lidar com as coisas construídas e com os processos da sua construção. Essa característica singular faz com que, na maior parte dos casos, o discurso dos arquitetos seja uma fonte de conhecimento e inspiração para todas as pessoas interessadas em compreender melhor o contexto em que vivemos. O programa da Garagem Sul pretende construir essa ponte entre a partilha de saber da arquitetura e a sua manipulação e uso na sociedade contemporânea.

Imagem: Garagem Sul da Serie CCB Cidade Aberta 2014 ©Daniel Malhão

Morada
  • Praça do Império
  • 1449-003 Lisboa
Galeria
PUBLICIDADE