Francisco Spratley Studio

Categorias: ArquitetosLisboa

Francisco Spratley obteve a licenciatura em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto em 2001. De 2005 a 2007, realizou o Mestrado “Arquitetura, Arte e Espaços Efêmeros”, na Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona, tendo apresentado a sua dissertação sobre “Cenografias recicláveis”.

Quando acaba a sua licenciatura, foi fazer o seu estagio profissional nos RCR Aranda Pigem Vilalta arquitectes (Ptrizker 2017), estúdio de arquitetura em Olot, Espanha, como arquiteto e onde ficou mais de 4 anos como chefe de equipa elaborando vários projetos e concursos. Depois mudou-se para Barcelona, para fazer o mestrado e trabalhar ao mesmo tempo como arquiteto no estúdio de Laia Escribà, desenvolvendo diversos projetos como o Showroom Christian Escribà e um Infantário na Costa Brava. Em 2013, mudou-se para a China, para trabalhar na BLVD Int. Inc. como arquiteto sénior do departamento de interiores, desenvolvendo novos conceitos e planeamento de espaços para diferentes projetos para a cadeia de hotéis Hyatt. De 2015 a 2017 foi Sales Ambassador da marca austríaca de óculos Robert La Roche, onde era responsável por uma parte do mercado Europeu e internacional. Em 2017 desenvolveu o projeto de interiores para a galeria MR80 em Paris e a partir daí, trabalhou como gestor de projetos no Interface Studio, liderando diversos projetos na concepção de cantinas e restaurantes da empresa.

Cenógrafo para teatro, publicidade, exposições e instalações efémeras.
Durante quatro anos desenhou cenografias, como assistente da diretora de arte Ana Alvargozalez, para vários filmes como: “El juego del ahorcado” de Manuel Gómez Pereira, “Les derniers jours du monde” de Arnaud & Jean Marie Larrieu. Foi também assistente do cenógrafo Joan Galí, nas peças de teatro “True West” de Sam Shepard e “El feo” de Marius Von Mayenburg. Colaborou com o produtor de eventos e cenógrafo Adrian Smith na proposta do “Laureus World Sports Awards” em Barcelona.

Curador, designer e produtor de exposições e instalações de Arte.
Em 2009 foi co-fundador do grupo Anywheredoor, associação sem fins lucrativos que tinha como objetivo expor a arquitetura japonesa contemporânea, onde desenhou e produziu varias exposições em Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), São Paulo (Brasil) e Buenos Aires (Argentina).

De 2009 a 2012, desenvolveu workshops de educação arquitetónica para crianças, em colaboração com Arquikids Barcelona. Em 2011, é convidado, em colaboração com Tiago Borges, pelo Consulado de Portugal em Barcelona para desenvolver três exposições intituladas “PortugalCriativo”; “Entre altres coses”; “Salão de Jogos”. Em 2017, desenvolveu o design da exposição “Editions Desjeux Delaye” para aParis Design Week em Paris.

Ilustração e Fotografia
O desenho e a fotografia sempre estiveram presentes no seu percurso, chegando a desenvolver a ilustração como uma atividade paralela à sua profissão.
Na faculdade, tomou o gosto pelo desenho à vista e pela fotografia, e foi sempre fazendo registos das suas viagens e aventuras. Teve a sorte de poder aprender com a sua prima pintora, Inês Ferreira o encanto pela aguarela e com ela fazia passeios pela cidade do Porto, para registar os recantos desta cidade. Mais tarde, foi ilustrador para a marca de velas Candle In, onde desenvolveu uma série de ilustrações. Atualmente, a fotografia tem tomado um papel mais importante, uma vez que as sua fotografias tem sido publicadas na PARQ magazine, tornando-se um colaborador da revista.

Hoje em dia tem a sua própria marca f/s, trabalhando entre França e Portugal, desenvolvendo diversos projetos e colaborações nas diferentes áreas dentro da Arte, Arquitetura e Design, definindo o seu estúdio como um “laboratório de idéias”.

Morada
  • Paris 136 Rue faubourg Poissonnière nº 41 75010 Paris, France
  • Lisboa Travessa do Livramento nº11 3 dto
  • 1350-190 Lisboa, Portugal
Galeria
PUBLICIDADE