Gonçalo Byrne Arquitectos

Categorias: Arquitetos

Gonçalo Byrne formado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero. É fundador e director executivo do atelier de Arquitectura GONÇALO BYRNE Arquitectos, Lda., que compreende uma equipa multidisciplinar com níveis distintos de experiência na realização de projectos de arquitectura e planeamento urbano.

Autor de uma obra extensa e diversa em termos de escala, programa e contexto, abrangendo projectos de planeamento urbano, desenho de espaços públicos e edifícios, reabilitação urbana, gestão de projecto, desenvolvimento e sustentabilidade, reconhecida nacional e internacionalmente, pela sua expressão arquitectónica, cultural e patrimonial. Ao longo dos últimos anos, o trabalho de Gonçalo Byrne tem sido amplamente reconhecido e premiado, tendo recebido, entre outros, o Prémio A.I.C.A/S.E.C., a Medalha de Ouro da Academia de Arquitectura de França e, recentemente, o Piranesi / Prix de Rome, edição de 2014, atribuído à sua obra do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra.

A sua obra tem sido, igual e amplamente, divulgada através de publicações, exposições e outras iniciativas de divulgação cultural nacional e internacional.

Paralelamente, tem desenvolvido uma importante carreira como docente na área de Projecto de Arquitectura, fundamentalmente como Professor Convidado em várias Universidades, entre as quais se destacam as de Coimbra, Lisboa, Lausanne, Venezia, Mendrisio, Louvaina, Harvard, Pamplona, Politécnico de Milão e Alghero. Participa, igualmente, em conferências e seminários, nomeadamente em Angola, Argentina, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, França, Israel, Itália, Peru, Polónia, Portugal, México, Ucrânia, entre outros.

Principais projectos recentes: Requalificação da Sede do Banco de Portugal (juntamente com João Pedro Falcão de Campos), em Lisboa; Requalificação do Teatro Thalia (juntamente com Barbas Lopes Arquitectos), em Lisboa; Remodelação e Ampliação do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra; Consolidação e Valorização do Castelo de Trancoso, em Trancoso; Pousada do Palácio de Estoi, em Faro; Requalificação da Zona Envolvente à Abadia de Santa Maria de Alcobaça, em Alcobaça, entre outros.

Morada
  • Rua da Escola Politécnica, n.º 285
  • 1250-101 Lisboa
Galeria
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?