House of Finn Juhl – Porto

Categorias: Mobiliário

VISÃO GERAL

Em 2001, foram-nos confiados os direitos exclusivos de fabricação e reedição do mobiliário escultural e icónico de Finn Juhl. Atualmente, a coleção exclusiva Finn Juhl é composta por mais de 40 obras-primas clássicas, todas fabricadas com o máximo respeito pela herança original e exigências rigorosas de qualidade. Para nós, aventurarmo-nos no universo do design de Finn Juhl foi como embarcar numa alegre viagem, com surpresas constantes em termos de formas, estética e detalhes de design exclusivos.
RESUMO SOBRE FINN JUHL 
Inicialmente, Finn Juhl (1912-1989) queria tornar-se um historiador de arte. Desde muito cedo interessou-se pelas belas artes. No entanto, seu pai não permitiria uma carreira nas artes. Como alternativa, Finn Juhl inscreveu-se no Departamento de Arquitetura da Royal Academy of Arts em Copenhaga. Finn Juhl começou os seus estudos na década de 1930, este foi um período importante no design de mobiliário, o design moderno começava a emergir. Como outros pioneiros modernistas, Juhl começou do zero sem modelos a seguir ou restrições herdadas. Ele projetou medindo o seu próprio corpo e analisando como os componentes individuais da cadeira deveriam suportar o corpo humano. Mas ao contrário dos seus contemporâneos modernistas, com o seu aerodinamismo ou estruturas semelhantes a andaimes, Juhl procurava uma forma natural mais orgânica. Em vez de pensar em termos de construção prática, Finn Juhl teve a mentalidade de um escultor, quando deu forma às suas peças de mobiliário.
Enquanto estudava, Finn Juhl começou a trabalhar com o proeminente Arquiteto Dinamarquês Vilhelm Lauritzen em 1934. No seu estúdio, trabalhou em grandes projetos como a Danish Broadcasting House e o Aeroporto de Copenhaga. Finn Juhl esteve sempre tão ocupado, que nunca terminou seus estudos. Apesar disso, ele teve a honra de se tornar um membro da Academic Architect Society em 1942, e mais tarde, tornou-se Professor Visitante no Institute of Design em Chicago. No entanto, mesmo quando se tornou um designer de mobiliário conceituado, sempre falou de si mesmo como um autodidata.
Um dos destaques internacionais na carreira de Juhl foi projetar o interior completo da Câmara do Conselho de Administração Fiduciária da sede da ONU em Nova York entre 1951 e 52.
A NOSSA ABORDAGEM À HERANÇA DO SEU DESIGN
Desde que abrimos o nosso primeiro escritório na cave da casa da mãe de Henrik em 1990, a nossa missão foi criar uma empresa enraizada na verdadeira paixão pelo bom design de mobiliário. O nosso território de ação é onde o design funcional e o artesanato da mais alta qualidade encontram a arte. Em 1999, fomos contactados pela viúva de Finn Juhl, Hanne Wilhelm Hansen, com o objetivo de criar um dos seus projetos. Um sofá para uma exposição comemorativa. A ideia veio perfeitamente ao encontro dos nossos ideais pois já eramos grandes admiradores de Finn Juhl. No entanto, naquela época, nunca imaginamos que seria possível trabalhar com seus projetos, seu nome ou sua marca e, ainda consideramos uma honra enorme ter a oportunidade de proteger e transmitir o legado de Finn Juhl.
Ao reeditar o mobiliário de Finn Juhl, nós temos de nos colocar em sua mente e tentar compreendê-lo. É tudo uma questão de sensibilidade. Não é possível fabricar o seu mobiliário tendo apenas uma abordagem técnica ou comercial. Precisamos ser extremamente críticos com o que fazemos, porque quando se trata de Finn Juhl não há uma “receita”. A nossa coleção tem seu ponto de partida tanto nos desenhos originais como nas peças vintage de sua casa, em coleções privadas ou em museus. Por vezes, temos que imaginar o que Finn Juhl teria feito. Esta parte do nosso trabalho é talvez a mais exigente, mas é também muito interessante. A obra de Finn Juhl é um tesouro e existem muitos mais projetos únicos em arquivo para os quais temos grandes planos nos próximos anos.
A nossa paixão é reeditar o mobiliário de Finn Juhl, respeitando o seu legado, mas numa realidade moderna. Os detalhes devem ser tão perfeitos e puros como se saíssem da sua oficina de marcenaria original, no entanto a nossa compreensão da qualidade também inclui a durabilidade. Os nossos produtos têm de ser duráveis para poderem ser apreciados pelos utilizadores de hoje e pelas gerações vindouras.
Morada
  • Rua Pedras Novais, 347
  • 4450-767 Matosinhos
Galeria
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal