José Campos

José Campos é um fotógrafo de Arquitetura cujo percurso de vida espelha a sua paixão pelas Artes, desde o design gráfico, à Arquitetura e, finalmente, a fotografia de Arquitetura. Nascido em Portugal em 1981, frequentou um curso de três anos de Artes Gráficas, ingressando de seguida no curso de Arquitetura. É durante este curso que alia a sua antiga paixão, a fotografia, à Arquitetura.Neste momento, é um dos fotógrafos de Arquitetura de referência em Portugal.

Como se pode constatar pelo seu vasto portefólio de trabalhos, que se estende para lá do território nacional, abrangendo vários países como França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, entre outros. Tendo uma estreita relação com as principais revistas de Life Style/Architectural and Interior Design, os seus trabalhos são frequentemente expostos em inúmeras publicações internacionais, como a A10 e Wallpaper, Interior Design, Bauwelt, Frame, Monocle, Ávivre, Azure, Casabella, Icon ou Mark. Por esta altura, já é habitual que as suas fotografias tenham claro destaque e sejam capa de revista.Também tem sido frequente ver trabalhos de José Campos publicados em livros cuja fotografia é na totalidade da sua autoria, como é o caso de Arquitectura da Saúde, dos ARIPA Arquitectos, numa edição de José Manuel das Neves; de Mais Linha, Menos Linha, VR House | Oporto House, edição Uzina Books, e de Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, editado pela Caleidoscópio.
Vasta é também a literatura que recorre parcialmente a fotografias de José Campos, como por exemplo: CIAB 5 – Congresso Internacional de Arquitectura Blanca, num artigo de Law Courts e Parque Escolar 2007-2011, intervenção em 106 Escolas, Intervention in 106 Schools.O seu trabalho poderá também ser encontrado em alguns dos websites de maior destaque como por exemplo Domusweb, Wallpaper Online, Frame, Archdaily, Dezeen, Designboom, entre outros.
De tal maneira está consolidada a sua internacionalização, que se estabeleceu em Hamburgo em 2012, repartindo agora o seu tempo entre a Alemanha e Portugal.
As ideias e os ideais que dão forma ao trabalho de José Campos
Defendendo sempre, e acima de tudo, a verdade na fotografia, José Campos pauta-se por princípios de realismo fotográfico. É assim também na sua vida, pugnando para que o seu trabalho e esforço sejam a razão do seu reconhecimento.
Com uma visão aberta e desimpedida ao máximo de preconceitos ou ideias feitas, aprecia tanto a beleza dos detalhes numa pequena obra como a grandeza e a imponência de um edifício de grande escala. Não se limita por condicionalismos geográficos ou pela sonância dos nomes, fotografando e criando afinidades com arquitetos muito ou pouco reconhecidos.
O desafio é o motor que lhe permite evoluir. Viajar, conhecer novas realidades, abordar os projetos sob diferentes pontos de vista, preparar-se para captar toda a dimensão de um edifício ou o pormenor de outro, tudo isso dá muito trabalho, mas também muito sentido ao trabalho deste fotógrafo de arquitetura.
Artista de profissão, aposta em projetos que fomentem a expressão criativa e artística. Planear a luz artificial, esperar pelo crepúsculo, aproveitar o momento em que uma figura humana passa espontaneamente em frente a um edifício são aspetos do seu trabalho que requerem perícia para equilibrar a arte com a técnica.
Arquiteto de formação, é com muito à-vontade que se movimenta nas obras que fotografa, apoiado nos seus conhecimentos técnicos que lhe permitem focar-se criticamente no seu trabalho.
Para José Campos, a crítica passa pela verdade: mostrar a realidade como ela é, sem maquilhagem. A cor, a temperatura, os pormenores e a escala são aspetos que transmitem uma leitura que se quer o mais objetiva possível. A crítica não tem assim que assumir contornos de gradação negativa ou positiva, deve antes focar-se na neutralidade.
Morada
  • Rua de Santa Catarina, 925
  • 4000-455 Porto
Galeria
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo