Lousinha Arquitectos

Categorias: Arquitetos

No final do primeiro ano do Curso de Arquitectura, Paulo Lousinha entra para o escritório do arquitecto Fernando Távora e José Bernardo Távora, pela mão do último, então seu professor, acompanhando toda a formação escolar com a prática profissional.

Em 1995 inicia actividade profissional independente em escritório próprio, primeiro como profissional liberal, em Vila Nova de Gaia, mais tarde, criando a empresa Lousinha Arquitectos, Arquitectura e Comunicação, Lda, em Aveiro. Entre obras e projectos, a lista de trabalhos ultrapassa os duzentos registos, com intervenções espalhadas pelo território a norte do Mondego, mas com particular presença na área metropolitana do Porto.

Em 2000 vê um trabalho seu ser seleccionado para a exposição itinerante GERAÇÃO 90, uma mostra de obras de arquitectos licenciados na década, da responsabilidade da Ordem dos Arquitectos, cujo comissário foi o arquitecto João Belo Rodeia, com o projecto da Casa de Férias em Vascoveiro, (1995/1999).

Em 2001, foi premiado com menção honrosa pelo terceiro lugar no Concurso Público de Ideias para a Elaboração do Plano de Pormenor da Barra Sul, Ílhavo.

Em 2004, recebe a encomenda para a intervenção no Programa GAIAPOLIS na coordenação e concepção da Ligação da Marginal para Sul – VL1, Restaurante / Lota da Plataforma do Porto de Pesca da Afurada e Arrumos de Aprestos de Apoio à Actividade Piscatória.

Igualmente em 2004, inicia actividade docente na Escola Superior Artística do Porto, no Curso Superior de Arquitectura leccionando a disciplina prática de Arquitectura V e mais tarde a disciplina Construção V, ambas do 5º ano. Actualmente lecciona a unidade curricular de Atelier e Trabalho de Projecto, do 5º ano do curso de Mestrado Integrado em Arquitectura.

Em 2007, está presente na exposição “AMP/AML XXI”, da Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa 2007 com a obra dos Aprestos de Pesca da Afurada, integrada no programa POLIS de Gaia.

Em 2009 é seleccionado para a exposição promovida pelo Núcleo de Arquitectos de Aveiro (NAAV) com a colaboração da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) representado com as obras Armazéns de Aprestos na Afurada e a Casa Rui Leal, Irivo, Penafiel.

Em 2012 o Edifício MPA é um dos 70 finalistas do prémio “Edifício do Ano 2012”, promovido no site ArchDaily

Em 2013 a mesma obra é seleccionado para a quarta edição da Habitar Portugal, comissariada por Susana Ventura, Maria Rita Pais e Rita Dourado.

Morada
  • Avenida Dr. Lourenço Peixinho, 96D, Sala 3A
  • 3800-159 Aveiro
Galeria
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal