Início em 27/06/2023 até 01/07/2023
A 10ª edição do Arquiteturas Film Festival – Onde a vida acontece acontecerá no Porto, entre 27 de junho e 1 de julho, apresentando um programa de filmes, debates, passeios e instalações. O festival conta com 19 filmes em competição, e o Canadian Centre for Architecture (CCA) é a Instituição Convidada desta edição.
10ª Edição – Onde a vida acontece
‘Onde a vida acontece’, o tema da 10ª edição do Arquiteturas Film Festival, pensa sobre a arquitetura para lá da forma construída. É comum acreditar-se que a arquitetura pode transformar as cidades e as sociedades, mas quem tem maior peso nesses processos são as ações das pessoas que habitam e atribuem significado à arquitetura.
Na sua 10ª edição, o Arquiteturas Film Festival usa o poder da imagem em movimento como ferramenta de promoção da arquitetura. Para além da apresentação de filmes, o festival potencia conversas, passeios e instalações, que possibilitam debates mais aprofundados sobre as temáticas e as pesquisas inerentes à produção dos filmes.
A edição de 2023, é organizada pelo INSTITUTO, sob a direção do arquiteto Paulo Moreira. Fundado em 2018, o INSTITUTO é uma plataforma de discussão e disseminação de arquitetura e suas interseções com as práticas espaciais e o pensamento crítico.
Ao longo de cinco dias, entre 27 de junho e 1 de julho de 2023, o festival estará estruturado em três eixos: Programa Oficial, Programa da Instituição Convidada e Programa de Competição. Cada eixo está associado a vários locais, fomentando assim uma rede entre vários lugares da cidade: Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão e Circo de Ideias.
PROGRAMA OFICIAL
O Programa Oficial inclui duas estreias mundiais, ambos exibidos no Batalha Centro de Cinema: Where We Grow Older (2023), o terceiro filme de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi, Diretora do CCA, e realizada por Daniel Schwartz; e De volta à Cidade (2023), de Sara Nunes, documentário sobre a reabilitação do histórico Mercado do Bolhão, no Porto. Estas sessões, que abordam realidades e questões globais e locais, são complementadas pela exibição de A Morte de Uma Cidade (2022), de João Rosas, sobre a transformação urbana que decorre no centro de Lisboa, trazendo uma perspetiva nacional aos temas em discussão.
O programa promove a partilha de experiências e testemunhos relacionados com os temas e lugares retratados nos filmes. Na sessão de abertura, após a estreia do filme produzido pelo CCA, Giovanna Borasi e Daniel Schwartz estarão à conversa com Paulo Moreira, diretor do festival. No dia seguinte, antecipando a exibição dos filmes sobre as vidas de dois edifícios emblemáticos da cidade do Porto, tem lugar um passeio guiado que passa pelos Albergues e Mercado do Bolhão, ambos alvo de projetos de reabilitação do arquiteto Nuno Valentim. Na sequência das visitas e da exibição dos filmes, haverá um debate com a realizadora, o arquiteto e utilizadores de ambos os edifícios.
Todas as noites, os encontros ‘Drinks with Directors’, no INSTITUTO, convidam o público a conversar casualmente com os participantes. No dia de encerramento, a fundadora do festival, Sofia Mourato, e o atual diretor Paulo Moreira refletem sobre os 10 anos do AFF. O programa termina com uma festa no bar do Batalha Centro de Cinema. Haverá instalações do artista angolano Toy Boy, no INSTITUTO e nas vitrines da Tribuna do Batalha Centro de Cinema.
INSTITUIÇÃO CONVIDADA
O CCA é um museu e centro de investigação fundado com a convicção de que a arquitectura é um interesse público. O CCA produz exposições, publicações e filmes, desenvolve e partilha a sua colecção como um recurso, desenvolve investigação, oferece programas públicos, e acolhe uma série de outras actividades impulsionadas por uma curiosidade sobre como a arquitectura forma – e pode reformular – a vida contemporânea.
Em diálogo com o tema deste ano, ‘Onde a vida acontece’, o programa do CCA reflete sobre a forma como as mudanças sociais, as novas pressões económicas e a crescente densidade populacional estão a afetar o modo de habitar de várias comunidades. Na pré-abertura do festival serão exibidos os filmes What It Takes to Make a Home (2019) e When We Live Alone (2020), os dois primeiros de uma trilogia documental concebida por Giovanna Borasi, realizada por Daniel Schwartz e produzida pelo CCA. Na sessão de abertura, exibe-se em estreia mundial o filme que encerra a trilogia, Where We Grow Older (2023), seguido de conversa com Giovanna Borasi, Daniel Schwartz e Paulo Moreira.
O CCA apresenta também, no INSTITUTO, a instalação que lança a questão ‘Que papel pode ter o filme como ferramenta curatorial?’, ativada pelos ‘Brindes ao Almoço’, com uma série de conversas com convidados do panorama nacional e internacional, e membros do CCA. A instalação permanece foi concebida em colaboração com Dyvik Kahlen e pode ser visitada no INSTITUTO até 27 de julho. O programa inclui ainda uma sessão de filmes da coleção do CCA, no Batalha Centro de Cinema, e um debate ‘Filme & Publicação’, na Circo de Ideias. Giovana Borasi, diretora do CCA, estará presente em todos os eventos.
PROGRAMA DE COMPETIÇÃO
A Open Call desta edição recebeu 183 candidaturas, das quais foram selecionados 19 filmes de 16 países diferentes. A seleção foi coordenada por Sofia Mourato e incluiu um comité composto por Barbara Gocníková, Daniela Silva, Dinis Sottomayor e
Vasco Mendes. Serão entregues prémios nas categorias de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor filme Experimental’, ‘Melhor Ficção’, ‘Consciência Social’ (com a intenção de reconhecer filmes que abordem questões de justiça social e espacial, igualdade e diversidade cultural) e ‘Prémio do Público’ (de acordo com os votos do público, convidado a votar após cada sessão). O júri é composto pelo arquiteto e artista Didier Fiúza Faustino, que trabalha entre Lisboa e Paris; pelo cofundador do coletivo Locument, Francisco Lobo; pela arquiteta e realizadora Sara Nunes, fundadora da produtora Building Pictures, pela arquiteta e investigadora Cristina Monteiro, cofundadora do estúdio DK-CM, sediado em Londres, e pelo designer Nuno Coelho, professor e investigador na Universidade de Coimbra.
Os filmes são apresentados na Casa Comum, um espaço cultural da Reitoria da Universidade do Porto. Agrupados em 7 sessões temáticas, os filmes discutem o tema da edição deste ano a partir de diferentes perspetivas: Futuros, Sinfonias, Memórias, Empatia, Materiais, Comunidades e Olhar Feminino. Entre os filmes selecionados, destacam-se os premiados Lines (2021), de Barbora Sliepková, com prémios em festivais como o Ji.hlava International Documentary Film Festival e o One World Festival, na República Checa; ou 3xShapes, que ganhou o prémio ‘Poetry by Video Artist’, no Bogota Experimental Film Festival 2021 e uma Menção Honrosa do Ivan Juritz Prize for Creative Experiment 2020. Portugal está representado na secção de competição, com dois filmes selecionados: Reconstrução (2022), curta metragem experimental de Francisco Noronha, e 2ª Pessoa (2022), curta-metragem, de ficção, de Rita Barbosa. A seleção inclui também o documentário filmado na Tailândia Big Ears Listen With Feet, dos aclamados Beka & Lemoine.
Os filmes vencedores serão anunciados no final do dia 30 de junho, e exibidos novamente no dia seguinte, no Batalha Centro de Cinema. Antes da exibição dos filmes, os diplomas serão entregues aos realizadores premiados, no bar do Batalha, numa cerimónia com a presença de membros do júri.
PROGRAMA 27.06. – 1.07.2023
27.06, Terça-feira
Pré-abertura
What It Takes to Make a Home, CCA, 2019, 29min
When We Live Alone, CCA, 2020, 27min
Introdução por Giovanna Borasi
17h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de Abertura
Where We Grow Older, CCA, 2023, 30 min
Conversa com Giovanna Borasi, Daniel Schwartz, Paulo Moreira
19h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 1
Festa de Abertura
Com a inauguração da instalação ‘What Role Can Film Have as a Curatorial Tool?’
22h30, INSTITUTO
28.06, Quarta-feira
‘Brindes ao Almoço’
‘Que papel pode ter o filme como ferramenta curatorial?’ Entre 27 de junho e 27 de julho, o CCA apresenta uma instalação com uma seleção de filmes documentais recentes enquanto ferramentas do trabalho curatorial da instituição. A instalação será ativada através de ‘Brindes ao Almoço, conversas com convidados e membros do CCA, no INSTITUTO. Com Daniel Schwartz, Federica Sofia Zambeletti, Hannah Strothmann, Inês Moreira, Joaquim Moreno, Justin Jaeckle, Lucinda Correia, Luís Santiago Baptista, Sofia Mourato, Margarida Mendes, Nuno Grande, Paulo Moreira, entre outros, aos quais se irão juntar Giovanna Borasi, Julia Albani e Karine Charbonneau do CCA.
12h30 – 14h30, INSTITUTO (inscrição obrigatória através do site do festival, mediante disponibilidade de lugares, incluindo almoço ligeiro).
Passeio Porto
15h45 – 18h30, Albergues do Porto e Mercado do Bolhão
Sessão Porto
Albergues Noturnos, Sara Nunes, 2018, 3min
De volta à cidade: Mercado do Bolhão, 2023, Sara Nunes, 30min
Conversa com Sara Nunes, Nuno Valentim, Laudelino Jesus (funcionário dos Albergues do Porto), Paula Silva (vendedora do Mercado do Bolhão).
19h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 1
Rare finds from the CCA collection
Film for House IV (Falls Village, Connecticut, Peter Eisenman,1973, 4min); High Court Portico (Chandigarh, India, Takashi Homma, 2013, 7min); Forth-Bridge-Cinema Metric Space (Dieter Appelt, 2003-2004, 4min); and Conical Intersect (Gordon Matta-Clark, 1975, 41min).
Conversa com Giovanna Borasi e Justin Jaeckle
21h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Filme & Publicação
Conversa com Pedro Baía, Magda Seifert, Giovanna Borasi e Francisco Ferreira.
19h15 – 20h45, Circo de Ideias
Visitas à instalação | Pop-up bar | ‘Drinks with Directors’
Durante os fins-de-tarde e noites, no INSTITUTO, pode-se visitar a instalação apresentada pelo CCA, há um bar-esplanada, e há conversas informais com participantes do festival (‘Drinks with Directors’, 22:30)
18h00 – 1h00, INSTITUTO
29.06, Quinta-feira
‘Brindes ao Almoço’
‘Que papel pode ter o filme como ferramenta curatorial?’
Entre 27 de junho e 27 de julho, o CCA apresenta uma instalação com uma seleção de filmes documentais recentes enquanto ferramentas do trabalho curatorial da instituição. A instalação será ativada através de ‘Brindes ao Almoço, conversas com convidados e membros do CCA, no INSTITUTO. Com Daniel Schwartz, Federica Sofia Zambeletti, Hannah Strothmann, Inês Moreira, Joaquim Moreno, Justin Jaeckle, Lucinda Correia, Luís Santiago Baptista, Sofia Mourato, Margarida Mendes, Nuno Grande, Paulo Moreira, entre outros, aos quais se irão juntar Giovanna Borasi, Julia Albani e Karine Charbonneau do CCA.
12h30 – 14h30, INSTITUTO (inscrição obrigatória através do site do festival, mediante disponibilidade de lugares, incluindo almoço ligeiro).
Sessão de competição 1, #FUTUROS
Topiaskop, Josephin Boettger, Germany, 2019, 7min, Experimental
Gypsum Concrete, Simon Pénochet, France, 2022, 7min, Doc.
A World to Shape, Ton van Zantvoort, Netherlands, 2022, 52min, Documentário
15h45 -16h50, Casa Comum
Sessão de competição 2, #SINFONIAS
The Opening, Davide Rapp*, Italy, 2022, 10min, Ficção
Lines, Barbora Sliepková, Slovakia, 2021, 80min, Documentário
17h15-18h45, Casa Comum
*Q&A com a presença do realizador
‘Film & Publishing’
Conversa com Pedro Baía, Magda Seifert, Giovanna Borasi e Francisco Ferreira
19h15 – 20h45, Circo de Ideias
Sessão de competição 3, #EMPATIA
Big Ears Listen With Feet, Ila Bêka and Louise Lemoine, Thailand, 2022, 93min, Documentário
21h15 – 22h45, Casa Comum
Visitas à instalação | Pop-up bar | ‘Drinks with Directors’
Durante os fins-de-tarde e noites, no INSTITUTO, pode-se visitar a instalação apresentada pelo CCA, há um bar-esplanada, e há conversas informais com participantes do festival (‘Drinks with Directors’, 22:30)
18:00 – 1:00, INSTITUTO
30.06, Sexta-feira
Sessão de competição 4, #MATERIAIS
Reconstrução, Francisco Noronha*, Portugal, 2022, 12min, Experimental
Shafāfiyyāh, Batoul Faour, Lebanon, 2023, 15min, Experimental
How the wooden structures survived in my mind, Thadeusz Tischbein, Germany, 2022, 9min, Experimental
HOOD140, Jakob Jakubowski, Austria, 2022, 18min, Ficção
15h45 – 16h40, Casa Comum
*Q&A com a presença do realizador (a confirmar)
Sessão de competição 5, #COMUNIDADES
Neighbourhood Unit, Tono Mejuto*, Spain, 2022, 8min, Experimental
13 Square Meters, Kamil Bembnista, Ayham Dalal*, Germany, 2021, 15min, Documentário
The Village of Lovers, Ian Mackenzie, John Wolfstone, United States, 2022, 68min, Documentário
17h15 – 18h45, Casa Comum
*Q&A com a presença do realizador
Sessão de competição 6, #MEMÓRIA
On the Margins, Jingru (Cyan) Cheng, Chen Zhan*, China, 2022, 11min, Documentário
3 Shapes of Home, Elisabeth Brun, Norway, 2020, 7min, Experimental
Light without Sun, Marie Ramsing, Clara Kraft, Christopher Fischlein, Denmark, 2022, 52min, Documentário
19h15 – 20h25, Casa Comum
*Q&A com a presença do realizador
Sessão de competição 7, #OLHARFEMININO
Women in Architecture, Boris Noir, Switzerland, 2022, 20min, Documentário
2ª Pessoa, Rita Barbosa*, Portugal, 2022, 16min, Ficção
Earthbound: Nzambi Matee, Farhoud Meybodi, Japan, 2022, 48min, Documentário
21h15 – 22h40, Casa Comum
*Q&A com a presença do realizador (a confirmar)
Visitas à instalação | Pop-up bar | ‘Drinks with Directors’
Durante os fins-de-tarde e noites, no INSTITUTO, pode-se visitar a instalação apresentada pelo CCA, há um bar-esplanada, e há conversas informais com participantes do festival (‘Drinks with Directors’, 22:30)
18:00 – 1:00, INSTITUTO
01.07, Sábado
AFF 10 anos em revista e cerimónia de prémios
A fundadora do AFF Sofia Mourato e o diretor Paulo Moreira refletem sobre os 10 anos do festival, e o júri apresenta os filmes premiados desta edição
15h45, Batalha Centro de Cinema, Bar
Sessão #1 filmes premiados
17h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão #2 filmes premiados
19h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de encerramento
A Morte de uma cidade, João Rosas, 2022, 115min
21h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Visitas à instalação | Pop-up bar
Durante os fim-de-tarde e noite, no INSTITUTO, pode-se visitar a instalação apresentada pelo CCA, e há um bar-esplanada.
18:00 – 23:00, INSTITUTO
Festa de Encerramento
DJ Bruma
23h00 – 1h, Batalha Centro de Cinema, Bar
O programa completo do Arquiteturas Film Festival 2023 está disponível no site do festival: www.arquiteturasfilmfestival.com
- 10ª edição : Arquiteturas Film Festival
- Tema: Onde a vida acontece