Festival do Novo Bauhaus Europeu (NEB)

Início em 09/06/2022 até 12/06/2022

Categorias: outros

Entre os dias 9 e 12 de junho terá lugar a edição deste ano do Festival do Novo Bauhaus Europeu (NEB), organizado de forma híbrida, com um programa presencial e outro online. O epicentro do Festival será em Bruxelas, embora haja eventos paralelos a serem realizados em toda a Europa, com 11 desses eventos a terem lugar em Portugal.

A Comissão Europeia (CE) pretende fazer deste Festival uma primeira experiência viva do Novo Bauhaus Europeu, procurando um maior número de participantes e uma maior diversidade de atividades. Para a CE o Festival será “uma grande oportunidade para ligar, unir, mostrar e celebrar lugares, projetos e momentos, belos, inclusivos e sustentáveis”.

Esta edição do Festival NEB está subdividido em exposições, festival, fórum e eventos paralelos.

O capítulo das exposições procurará, a partir de uma mostra (incluindo realidade virtual, 3D) e instalações ao vivo, realizada a partir de Bruxelas em formato presencial e online, ser uma montra para apresentação de projetos atuais e futuros, havendo a oportunidade para interagir, trocar ideias e estimular reflexões e discussões entre os diferentes atores.

O festival terá lugar no Mont des Arts, também em Bruxelas, e pretende mergulhar no universo artístico de pensadores criativos de toda a Europa. Durante quatro dias estão previstas mostras de instalações artísticas, encontros com designers e arquitetos, oficinas e workshops interativos, palestras, espetáculos circenses, dança e visitas guiadas. A programação está direcionada para todos os públicos, incluindo crianças.

O fórum consiste na realização de uma série de debates tendo por base os temas-chave do Novo Bauhaus Europeu, transição verde, Arquitectura, investigação e inovação, cultura, educação, desenvolvimento regional, desafios internacionais, entre outros. Garante-se uma combinação equilibrada de discussões políticas e iniciativas participativas e inovadoras. O fórum é organizado em formato presencial, em Bruxelas, e online, sujeito a inscrição, e conta já com a presença de José Pedro Sousa e Teresa Cálix, assim como, de Francis Kéré, Priztker 2022, Rem Khoolhas, entre outros convidados especialistas das mais variadas áreas, sociólogos, ambientalistas, artistas e políticos, na interdisciplinaridade que é a identidade do movimento.

Por fim, relativamente aos eventos paralelos, estão previstos mais de duzentos momentos que irão decorrer em Bruxelas e em vários outros países europeus, desde concertos, exposições e laboratórios de ideias. Pretende-se que o público em geral se envolva nas discussões sobre recursos renováveis, inovação tecnológica, agricultura urbana, evolução dos edifícios e mobilidade ecológica.

Em Portugal estão agendados 11 desses momentos, organizados por diferentes associações e parceiros.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Festival: Novo Bauhaus Europeu
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »