3ª edição da Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos

Início em 29/05/2018 até 29/05/2018

Categorias: outros

Integrado na rubrica de “Aulas Abertas” promovidas pelo CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa e resultante de uma estreita colaboração entre o Centro e o ISCTE-IUL, terá lugar no Auditório do CIUL, no próximo dia 30 de Maio, a 3ª edição do Colóquio Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, onde serão apresentadas e discutidas as linhas temáticas de investigação em desenvolvimento no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos (ATMC) do ISCTE-IUL.

O Programa de Doutoramento em ATMC elege o território contemporâneo como tema central de debate, privilegiando por essa via o estabelecimento de ramificações de pesquisa numa ampla rede.
A linha científica que orienta este ciclo de estudos é acolhida pelas unidades de investigação DINAMIA’CET-IUL e ISTAR-IUL, resultando do cruzamento entre a arquitectura, a arquitectura paisagista, a arte pública e o desenvolvimento urbano.
A construção deste corpo multidisciplinar clarifica a percepção relativa aos fenómenos metropolitanos e respectiva cultura contemporânea.
O colóquio resulta de uma componente letiva obrigatória do segundo ano curricular do programa doutoral que se destina a enquadrar e acompanhar a investigação em curso. Integra intervenções de curta duração proferidas por alunos do curso e por docentes e investigadores do ISCTE-IUL, com o objetivo de partilhar e debater os resultados da investigação que o programa doutoral em ATMC tem originado com uma audiência abrangente, que inclua cidadãos e especialistas não-académicos.
Este ano e como complemento ao Colóquio estará também patente no CIUL, entre 14 de Maio e 5 de Junho, a exposição – Rumo a uma nova cartografia de Lisboa: 5 círculos, onde se apresenta os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade curricular de Projeto de Investigação em ATC.
Para este trabalho, os alunos foram desafiados pelos autores do livro “Sete Círculos”, Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto, a questionar os limites da cidade de Lisboa através de novas leituras, de novas perspetivas da realidade, do mapeamento dos limites, da representação e visualização da informação (fotografia, textos, dados on-line, vídeos, entre outras) e da interpretação de conceitos à luz de autores de referência. Os cinco círculos planificados resumem e testemunham a pertinência de questionar o tempo presente através de metodologias de investigação da área disciplinar da arquitetura.
PROGRAMA
9:30
Abertura
9:45
Representações e Discurso na Arquitetura e no Território – Paulo Tormenta Pinto (1ªparte)

11:15
Representações e Discurso na Arquitetura e no Território – Paulo Tormenta Pinto (2ªparte)
12:30
Morfologia Espacial e Sustentabilidade no Desenvolvimento Urbano e Rural – Teresa Marat-Mendes

13:15
Intervalo
14:15
Inauguração da Exposição "Rumo a uma nova cartografia de Lisboa: 5 círculos", com os trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso de doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE-IUL , com acompanhamento de Eduardo Costa Dias e Pedro Campos Costa.

14:45
Criatividade, Actividades Culturais e Território – Pedro Seco da Costa

16:15
Arquitetura Digital – Alexandra Paio (1ªparte)
17:30
Arquitetura Digital – Alexandra Paio (2ªparte)
18:30
Encerramento
LINKS
ORADORES
  • Paulo Tormenta Pinto
  • Teresa Marat-Mendes
  • Eduardo Costa Dias
  • Pedro Campos Costa
  • Pedro Seco da Costa
  • Alexandra Paio
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: 3ª edição da Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?