3ª edição The Álvaro Siza Talks

Início em 18/11/2021 até 19/11/2021

Categorias: outros

Nos dias 18 e 19 de novembro, como parte do seu compromisso com a arquitetura, Serralves acolhe a 3ª edição das The Álvaro Siza Talks, um evento internacional que reúne arquitetos, académicos e estudantes para a discussão de temas relevantes para a arquitetura contemporânea, enquanto celebra o espírito da obra de Álvaro Siza.

Cada edição gira em torno de um tópico diferente, partindo de temas e valores expressos na obra de Siza. O tema proposto na edição deste ano das Talks, “Conversas com o Lugar”, visa suscitar uma discussão sobre as próprias noções de lugar e local, e sobre o seu papel na prática arquitetónica contemporânea.

Desde o início da sua prática arquitetónica, o trabalho de Siza tem sido fortemente informado por uma leitura única da noção de lugar e ele tem afirmado frequentemente que, para ele, um projeto começa no momento em que visita um sítio. Quer seja na cidade histórica, nas periferias urbanas ou nos locais mais remotos, o seu trabalho envolve-se sempre em conversa com o lugar.

No entanto, esta conversa pode tomar diferentes formas: na Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira, o primeiro edifício público construído por Siza (1958-63), estabeleceu uma relação de continuidade entre os telhados e a paisagem rochosa virada para o Oceano Atlântico, enquanto nas Piscinas de Marés (1961-66), a apenas alguns anos e a algumas centenas de metros de distância, procurou uma relação de oposição com o mesmo Oceano, através da disposição cuidadosa de uma série de muros de betão.

A palestra de abertura deste ano será proferida por Anne Lacaton (vencedora, juntamente com o seu parceiro Jean-Philippe Vassal, do Prémio Pritzker de Arquitetura em 2021). A lista de oradores inclui Sheila O’Donnell, Carme Pinós, Paulo David, Cino Zucchi e Juhani Pallasmaa.

Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico da The Álvaro Siza Talks é composto por Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Eduardo Souto de Moura, Carles Muro e Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves).

Organizado pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.

“The Álvaro Siza Talks” são organizados pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.

PROGRAMA
18 de novembro
19:00 Abertura
19:30 Conferência de abertura Anne Lacaton (Lacaton & Vassal, Paris)

19 de novembro
10:30 Carles Muro [Abertura]
11:00 Sheila O’Donnell (O’Donnell + Tuomey, Dublin)
12:30 Paulo David (Paulo David Arquitectos, Funchal)
16:00 Cino Zucchi (CZA Cino Zucchi Architetti, Milão)
17:30 Carme Pinós (Estudio Carme Pinós, Barcelona)
19:30 Juhani Pallasmaa (Helsínquia)

 

Anne Lacaton (Saint-Pardoux-la-Rivière, 1955)
Licenciou-se na Escola de Arquitetura de Bordéus em 1980. Diploma em Urbanismo pela Universidade de Bordéus em 1984.
Foi professora visitante na EPFL Lausanne (2004, 2006, 2010-2011 e 2017), na Harvard Graduate School of Design (2011 e 2015), na Universidade de Sassari em Alghero (2014 e 2015) e na TUDelft (2016-2017), entre outras. Professora na ETH Zürich desde 2017.
Anne Lacaton é sócia fundadora, com Jean-Philippe Vassal, de Lacaton & Vassal, atelier estabelecido em Paris em 1989. O seu trabalho abrange desde edifícios públicos e habitação social até ao planeamento urbano. Os principais projetos realizados pelo escritório incluem o Centro Regional de Arte Contemporânea FRAC em Dunkerque, a renovação do Museu de Arte Contemporânea “Palais de Tokyo” em Paris, a Escola de Arquitetura em Nantes, o Café Una no Museumsquartier de Viena, transformações de habitação social do movimento moderno, bem como numerosos projetos de habitação coletiva e individual como a casa Latapie em Bordéus, a casa nas árvores na baía de Arcachon, a Cité Manifeste em Mulhouse ou o projeto de habitação social e estudantil em Paris.
Lacaton & Vassal, juntamente com Frédéric Druot e Christophe Hutin foram os vencedores do Prémio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea – Prémio Mies van der Rohe em 2019 pela sua transformação de três edifícios, com um total de 530 habitações, na Cité du Grand Parc em Bordéus. Em 2021, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal foram os galardoados com o Prémio Pritzker de Arquitetura.

Carles Muro (Barcelona, 1964)
Estudou arquitetura na Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB), onde se licenciou em 1991. Trabalhou com Elías Torres e José A. Martínez Lapeña em Barcelona (1987-1991) e, posteriormente, com Álvaro Siza, no Porto (1992-1993), antes de iniciar a sua atividade profissional em 1993. Entre as suas obras construídas destacam o Mercado Público de Inca (Maiorca), e os Centros de Saúde em Castellar del Vallès e Tordera (Barcelona).
Foi professor na ETSAB (1993-2015) e Diretor do Programa de Mestrado “Arquitetura: Crítica e Projeto” na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC). Foi também professor na Architectural Association School of Architecture em Londres (1996-1998) e na Harvard University Graduate School of Design (2013-2018). Atualmente é Professor Associado de Arquitetura no Politecnico di Milano.
É membro do Conselho Editorial de diversas publicações periódicas de arquitetura e tem sido co-diretor da coleção “Pre-Textos de Arquitetura”. Tem sido curador de numerosas exposições e publicações de arquitetura e foi Curador Adjunto de Arquitetura no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (2017-2019).

Carme Pinós (Barcelona,1954)
Estudou arquitetura na Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB), onde se licenciou em 1979. Carme Pinós esteve em parceria com Enric Miralles desde o início da década de 1980 até 1991. Os projetos deste período incluem o Cemitério de Igualada, os edifícios de apoio para a competição de tiro com arco dos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona e a Escola La Llauna em Badalona. Em 1991 Pinós criou o seu próprio escritório, o Estudio Carme Pinós, que inicialmente se ocupou da supervisão e construção de vários projetos iniciados pelo escritório Mirallés-Pinós.
As obras do Estudio Carme Pinós incluem a Ponte Pedonal em Petrer (Alicante), a Escola La Serra em Mollerussa, a Escola Primária em Castelldefels (Barcelona) e a Torre Cube em Guadalajara (México).
Pinós tem sido professora convidada em muitas escolas de arquitetura de prestígio mundial, incluindo a Kunstakademie Düsseldorf, o GSAPP da Universidade de Columbia em Nova Iorque, a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, a Università degli Studi di Sassari em Alghero, a Graduate School of Design da Universidade de Harvard e a Accademia di Archittetura di Mendrisio, na Suíça.
Em 2015 Carme Pinós foi galardoada com a Medalha Creu de Sant Jordi, atribuída pelo Governo Catalão. Em 2016 foi condecorada com a Medalha Richard J. Neutra de Excelência Profissional pela Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, em Pomona, em reconhecimento da sua carreira. Foi nomeada Sócia Honorária do American Institute of Architects (AIA)em 2011 e Internacional Fellow do RIBA em 2013 pela sua notável contribuição para a arquitetura.

Cino Zucchi (Milão, 1955)
Estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde se licenciou em Arte e Design em 1978, e no Politecnico di Milano, onde obteve um Mestrado em Arquitetura em 1979. Tem sido o “John T. Dunlop Professor Visitante em Habitação e Urbanização” na Harvard Graduate School of Design em 2013 e tem sido professor convidado em várias universidades europeias e americanas. Atualmente é Professor de Arquitetura e Desenho Urbano no Politecnico di Milano.
Os seus ensaios e escritos sobre arquitetura, urbanismo e teoria têm sido publicados em muitas revistas internacionais incluindo Domus, Casabella, Abitare, Lotus, San Rocco, Detail e Bau. É o autor dos livros “L’architettura dei cortili milanesi 1535-1706” (Electa 1989), “Asnago e Vender. Architetture e progetti 1925-1970” (Skira 1999), e editor de “Bau-Kunst-Bau” (Clean 1994), “Innesti/Grafting” (Marsilio 2014) e “Sempering. and pattern in architecture and design” (Silvana 2016).
Juntamente com o seu estúdio, CZA, projetou e realizou muitos edifícios industriais, comerciais, residenciais e públicos, espaços públicos, planos diretores e renovações de áreas industriais, agrícolas e históricas e participou em numerosos concursos de arquitetura e urbanismo a nível nacional e internacional. O seu envolvimento no atual debate internacional sobre arquitetura e teoria do projeto urbano é amplamente reconhecido, resultando em relações intelectuais intensas com colegas e críticos.

Juhani Pallasmaa (Hämeenlinna, 1936)
Juhani Pallasmaa é um arquiteto e educador finlandês. Foi professor de Arquitetura e Reitor na Universidade de Tecnologia de Helsínquia. Foi também diretor do Museu de Arquitetura Finlandesa 1978-1983, e diretor do Instituto de Artes Industriais de Helsínquia. Criou o seu próprio gabinete de arquiteto – Arkkitehtitoimisto Juhani Pallasmaa KY – em 1983, em Helsínquia. De 2001 a 2003, foi Raymond E. Maritz Professor Visitante de Arquitetura na Washington University em St. Louis e em 2013 recebeu um doutoramento honoris causa dessa universidade. Em 2010-2011, Pallasmaa serviu como Plym Distinguished Professor na Universidade de Illionois Urbana-Champaign e em 2012-2013 foi académico em residência no Talliesin de Frank Lloyd Wright.
As suas exposições de arquitetura, planeamento e artes visuais finlandesas foram presentadas em mais de trinta países e escreveu numerosos artigos sobre filosofia cultural, psicologia ambiental e teorias da arquitetura e das artes.
Juhani Pallasmaa é autor de muitos livros influentes sobre teoria arquitetónica, incluindo “Os Olhos da Pele. A arquitetura e os sentidos”(2005), “As Mãos Inteligentes” (2009) e “A Imagem Corporificada” (2011).
Pallasmaa é membro da Associação Finlandesa de Arquitectos, Sócio Honorário do Instituto Americano de Arquitectos e foi jurado do Prémio Pritzker de Arquitetura.

Paulo David
Nasceu e vive no Funchal na Ilha da Madeira, onde estabeleceu o atelier próprio em 1996.
Atualmente é Professor Convidado na Scuola di Architettura, Polo di Mantova, Politecnico di Milano, Italia desde 2016 e no Instituto Superior Técnico, Lisboa, desde 2019. Foi também Visiting Professor em varias universidades internacionais, em França, Itália, Espanha, Chile, Brazil e EUA.
Recebeu a sua maior distinção com a Medalha Alvar Aalto em 2012; o prémio Global Award for Sustainable Architecture em Paris, 2017 e o Prémio AICA em 2007.
Como complemento da sua actividade, é interventor, criando um Laboratório de Arquitectura Atelier Funchal, centrado em temas emergentes da sua cidade. Fundou e coordenou um atelier urbano denominado Gabinete da Cidade como consequência dos grandes incêndios ocorridos no Funchal no verão de 2016.

Sheila O’Donnell (Dublin, 1953)
Licenciou-se no University College Dublin (UCD) em 1976, quando se mudou para Londres. Mestre em Environmental Design, pelo Royal College of Art de Londres, em 1980. Trabalhou com James Stirling, Colquhoun + Miller e Spence e Webster antes de regressar a Dublin.
Sheila estabeleceu O’Donnell+Tuomey com John Tuomey em 1988. Os seus trabalhos incluem o Irish Film Institute em Dublin, a Glucksman Gallery em Cork, o Timberyard Social Housing em Dublin, o Lyric Theatre em Belfast, a Photographers’ Gallery em Londres, a Central European University em Budapeste e o Saw Swee Hock Student Centre na London School of Economics. Estão atualmente a desenvolver os seus projetos vencedores de concursos para o V&A East Museum e o teatro de dança Sadler’s Wells no East Bank de Londres, um Centro Académico e Biblioteca para a TU Dublin e uma nova Escola de Arquitetura para a Universidade de Liverpool.
Tem lecionado na UCD desde 1981 e é professora catedrática desde 2016. Sheila O’Donnell tem sido professora convidada em escolas de Arquitetura na Europa, Japão e EUA, incluindo Princeton, Michigan, Buffalo, Yale, Columbia, Harvard, Syracuse e Cooper Union.
É Sócia Honorária do American Institute of Architects (AIA). Em 2015 foi condecorada, juntamente com John Tuomey, com a Medalha de Ouro do RIBA e o Brunner Prize da American Academy of Arts and Letters, ambos atribuídos em reconhecimento do conjunto da sua carreira.

LINKS
ORADORES
  • Anne Lacaton
  • Sheila O'Donnell
  • Carme Pinós
  • Paulo David
  • Cino Zucchi
  • Juhani Pallasmaa
ESPECIFICAÇÕES
  • 3ª edição : The Álvaro Siza Talks
  • Tema: "Conversas com o Lugar"
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE