Início em 26/09/2020 até 27/09/2020
9ª edição Open House Lisboa
Já é habitual que, na recta final do mês de Setembro, o Open House inunde Lisboa com rotas inéditas, dê a descobrir espaços de arquitectura e convide todas as pessoas curiosas e interessadas a juntar-se à experiência de ser como um turista na sua própria cidade, num roteiro criado para dar a descobrir casas privadas e obras únicas. Por isso, 2020 não é excepção e a 9ª edição traz com ela também um novo formato. Adaptada ao actual contexto pandémico que exige distanciamento físico, a Trienal de Arquitectura não se distancia desta experiência enriquecedora, propondo uma reinterpretação da capital com um percurso guiado pelo imaginário de oito lisboetas muito especiais.
A 26 e 27 de Setembro, o Open House volta à cidade e devolve a descoberta da capital ao público, convidando-o a serpentear por Lisboa de forma independente, numa experiência sensorial e inédita. Através de oito podcasts especialmente criados, inspirados na colecção de espaços que fizeram parte das oito edições passadas e que compõem o atlas de arquitectura. Um revisitar de todas as edições, para espreitar as fachadas dos edifícios que fazem parte deste Altas que estamos a construir desde 2012 e caminhar pelos percursos que cada narrador convida a realizar.
Numa viagem sensorial, a 9ª edição propõe assim explorar a cidade através de áudio-guias, narrados na 1ª pessoa por autorias de diferentes campos culturais: a comunicadora Inês Meneses, a cineasta Leonor Teles, a coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, a jornalista e apresentadora Paula Moura Pinheiro, o arquitecto Gonçalo Byrne, o escritor Gonçalo M.Tavares, o historiador Rui Tavares e o músico Tomás Wallenstein.
Ao descarregar os oito podcasts e o mapa de Lisboa, o seu telemóvel ou dispositivo acompanham-o nesta viagem sonora de inegável riqueza e diversidade. O Open House Lisboa, de mãos dadas com vozes únicas, existe durante dois dias inéditos que sugerem formas singulares de ouvir, ver, sentir e viver Lisboa.
Um convite para mergulhar de forma mais profunda nos percursos, que activa os sentidos e orienta o público para escutar, tocar e contemplar. E, com a energia dos Volts do Open House, não há percurso onde se perca ou ponto cardeal mal interpretado: cada elemento desta família vai orientar a direcção correcta e responder a todas as dúvidas e curiosidades que despertem durante o fim-de-semana. Para que a energia não se perca e haja Volts envolvidos de forma activa e enérgica num fim-de-semana de circuitos elecrizantes!
Uma edição especial, numa rota para parar, escutar, olhar e sentir uma Lisboa ao ouvido, vivida por si.
Como Funciona
O Open House é um evento internacional do qual fazem parte cerca de 50 cidades em todo o mundo.
Durante um fim-de-semana, os passeios sonoros são gratuitos, sem marcação. São feitos de forma independente, acompanhados ou não, numa hora à sua escolha. Para aderir a cada um destes passeios pela cidade é simples. Aqui vão os passos a seguir:
- Descarregar um ou vários dos oito podcasts dos passeios e o mapa com o itinerário
- Percorrer, de auscultadores, os percursos distintos de forma independente, cumprindo as normas de segurança do contexto de 2020
- Em vários pontos dos percursos, os Volts Open House estarão disponíveis para responder às suas questões, sempre que necessário.
Organização
A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática da arquitectura. A cada três anos, realizamos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas. Para além disso, organizámos também os ciclos de conferências Distância Crítica no CCB, e organizamos múltiplos eventos na nossa sede — o Palácio Sinel de Cordes — que integra também um Pólo Criativo.
Um conceito originalmente criado em Londres em 1992 por Victoria Thornton, o Open House Lisboa faz parte da grande família Open House Worldwide. Desde 2012 que a Trienal de Lisboa organiza o OH Lisboa e desde 2015 que o faz em parceria com a EGEAC.
- Inês Meneses (comunicadora)
- Leonor Teles (cineasta)
- Lígia Soares (coreógrafa e dramaturga )
- Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora)
- Gonçalo Byrne (arquitecto)
- Gonçalo M.Tavares (escritor)
- Rui Tavares (historiador)
- Tomás Wallenstein (músico)
- 9ª edição : Open House Lisboa 2020