FAUP Comunicação

‘A Cidade de Portas’, de Humberto Kzure-Cerquera e Teresa Prata

Início em 28/01/2022 até 28/01/2022

Categorias: outros

O documentário ‘A Cidade de Portas’, de Humberto Kzure-Cerquera, investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, arquitecto e urbanista brasileiro, e Teresa Prata, cineasta portuguesa, baseado no pensamento do arquitecto Nuno Portas, Professor Emérito da Universidade do Porto, vai ser apresentado no dia 28 de janeiro, às 21h30, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

A sessão contará com apresentação de Conceição Melo (OASRN) e participação de Álvaro Domingues, Manuel Fernandes Sá, António Babo, Maria Manuel Oliveira, Marta Labastida, Nuno Travasso, Nuno Grande, e Teresa Prata.

‘A Cidade de Portas’ foi desenvolvido no âmbito do projeto de pós-doutoramento de Humberto Kzure-Cerquera, dedicado ao pensamento e obra de Nuno Portas. O pós-doutoramento foi realizado em 2018-2019 no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo — CEAU da FAUP sob orientação do Prof. Álvaro Domingues, no Centre de Recherches em Histoire Internationationale et Atlantique – CRHIA, Université de La Rochelle, orientado pelo Prof. Laurent Vidal, e no Interdisciplinary Centre for Urban Culture and Public Space, Faculty of Architecture and Spatial Planning – Technische Universität Wien, na Áustria, orientado pela Prof.ª Sabine Knierbein.

‘A Cidade de Portas’ é um documentário sobre a cidade como fronteira do pensamento de Nuno Portas, arquiteto visionário, urbanista e professor emérito da Universidade do Porto – Portugal. As suas reflexões, os seus projectos arquitectónicos e urbanísticos, bem como os planos urbanos que coordenou e os livros que escreveu, suscitam um debate profundo sobre a cidade como objeto cultural, repleto de múltiplas ambiências e contradições espaciais, que refletem e definem a experiência cotidiana do “ser urbano”. O universo de Nuno Portas, nascido em Vila Viçosa em 1934, começou no Atelier da Rua da Alegria em Lisboa, onde trabalhou com o notável arquiteto Nuno Teotónio Pereira. As ideias pioneiras, contundentes e ousadas de Portas materializaram-se como contributos valiosos em cidades como Lisboa, Porto, Guimarães, Aveiro, Madrid e Rio de Janeiro. No contexto luso-brasileiro, o filme retrata, através de distintas vozes, o percurso multifacetado de Portas, cujo legado contribui para a valorização e a difusão do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo para as gerações futuras.

Declaração dos Diretores
Dada a importância dos contributos de Nuno Portas para pensar e desenhar a cidade contemporânea em uma dimensão sociocultural, o filme “A Cidade de Portas” foi realizado com o propósito de documentar e tornar público, para gerações futuras, o olhar cosmopolita deste arquiteto e urbanista português, cujas reflexões e obras realizadas permitem que se faça uma análise profunda sobre o espaço urbano na esfera global.

Este evento conta com a coorganização entre a FAUP, a Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) e a Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN).

 

Entrada livre sujeita à lotação da Sala.

O acesso à sessão pode ser feito mediante a apresentação de certificado digital covid, em qualquer uma das suas modalidades:
— certificado de vacinação (esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias);
— Certificado de Testagem (resultado negativo registado em teste PCR realizado nas 72 horas anteriores ao espetáculo ou em teste antigénio realizado nas 48 horas anteriores à sessão);
— Certificado de Recuperação, que ateste a recuperação de infeção por covid-19 dentro de um período anterior de 6 meses.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

 

 

Foto: Nuno Portas © Gustavo Racca

LINKS
ORADORES
  • Conceição Melo (OASRN)
  • Álvaro Domingues
  • Manuel Fernandes Sá
  • António Babo
  • Maria Manuel Oliveira
  • Marta Labastida
  • Nuno Travasso,
  • Nuno Grande
  • Teresa Prata
ESPECIFICAÇÕES
  • Documentário e conversa: 'A Cidade de Portas', de Humberto Kzure-Cerquera e Teresa Prata
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»