FAUP Comunicação

Alejandro Aravena | Conferência encerramento Affordable Housing

Início em 08/05/2019 até 08/05/2019

Categorias: Conferências

O arquitecto chileno Alejandro Aravena (1967), Prémio Pritzker e curador da XV Bienal de Veneza ‘ Reporting From the Front’, em 2016, ocupa um lugar de particular relevância no debate e produção arquitectónica contemporâneos.

 

Convidado a encerrar no dia 8 de Maio, às 18h45, os trabalhos do Congresso Internacional “AFFORDABLE HOUSING.THE 20TH CENTURY LEGACY. Learning from the past. What future? Challenges and opportunities” (Congresso Internacional Affordable Housing), Alejandro Aravena vem à Casa da Música apresentar uma conferência na qual revelará o seu entendimento e posição crítica quanto ao exercício da arquitectura na contemporaneidade, tendo por base o trabalho desenvolvido pelo gabinete ELEMENTAL(2001), constituído por um grupo ‘Do Tank’ que lidera e que tem centrado parte da sua ação em torno do desenvolvimento de novas abordagens para o problema da habitação, contribuindo para o debate internacional a partir do contexto específico do Chile.

 

 

O Congresso Internacional ‘AFFORDABLE HOUSING. THE 20TH CENTURY LEGACY. Learning from the past. What future? Challenges and opportunities’ assinala o encerramento do projecto de investigação Mapa da Habitação, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). De 6 a 8 de Maio a FAUP acolhe arquitectos, sociólogos, historiadores e jornalistas para um conjunto de conferências, mesas-redondas, visitas guiadas e uma exposição.

 

A comissão de organização do Congresso é constituída por Rui Jorge Garcia Ramos (CEAU-FAUP | MdH Investigador Principal), Raquel Geada Paulino (CEAU-FAUP | Coordenadora do Congresso), Virgílio Borges Pereira (IS-FLUP), Gisela Lameira (CEAU-FAUP) e Luciana Rocha (CEAU-FAUP).

 

O Congresso é organizado projecto de investigação Mapa da Habitação do CEAU-FAUP, com o apoio do grupo de investigação Atlas da Casa, e conta com a parceria da Casa da Música, da A.MAG International Arquitecture Technical Magazine e da Much More Than a Window., e o apoio institucional e à divulgação da CASA DA ARQUITECTURA, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte – OASRN, Metro do Porto e a Câmara Municipal do Porto.

 

A entrada no Congresso é livre mediante registo prévio no site (ver link) e até à lotação do Auditório Fernando Távora – FAUP, com excepção da conferência de encerramento do arquitecto Alejandro Aravena que tem um custo de 2 € por bilhete e realiza-se na Casa da Música (Sala Suggia). Os bilhetes para a conferência podem ser adquiridos em exclusivo na Bilheteira (incluindo online) da Casa da Música.

LINKS
ORADORES
  • Arquiteto Alejandro Aravena
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.