Arquitectura em Curtas “Drones e arquitetura, uma mudança disruptiva”

Início em 03/10/2019 até 04/09/2019

Categorias: outros

A 2ª edição do ciclo Arquitetura em Curtas, uma conversas sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea, que se realizará no dia 5 de outubro de 2019, às 16h no MAAT.

Ao contrário da fotografia, que durante muito tempo foi a única forma não-verbal de descrever a arquitetura, as imagens em movimento permitem-nos não só mostrar o resultado final de um projeto, mas também analisar as ideias subjacentes, a sua interação com o ambiente e o seu impacto na sociedade. Com os smartphones e as redes sociais, a tecnologia audiovisual é agora mais pervasiva que nunca, e a primeira edição portuguesa deste evento procura promover o debate sobre esta nova forma de olhar para a arquitetura.

As cidades estão a mudar. Brevemente vamos mover-nos em drones e serão eles a construir as nossas casas. Trocaremos a privacidade pela segurança? Será este o futuro a curto prazo? Iremos refletir sobre o tema “Drones e arquitetura, uma mudança disruptiva” na segunda edição do do ciclo Arquitetura em Curtas, com a projeção de uma série de curtas-metragens seguida de uma conversa sobre o papel dos drones na nossa sociedade com especialistas nas áreas da fotografia aérea, da produção audiovisual e da arquitetura.

 

Curta-metragens

– Elevation 18’ De acordo com um documentário os drones irão transformar as cidades, revolucionando o modo como viajamos, entregamos produtos e concebemos e construímos edifícios.

– Termas Puritama 2,40’ Num lugar remoto a meio do deserto encontra-se um verdadeiro oásis de descanso e de descontração. As Termas de Putitama mostra-nos o quão simples pode ser a Arquitetura.

– Kunz Museum 5,22’ Um museu que se nega ao contexto e com o qual apenas tem relação mediante um par de janelas que dão para a rua que nos mostra um tipo de arquitetura diferente com uma mensagem clara e limpa.

– I am drone 6’ Como é a vida de um veículo aéreo não tripulado? E se um drone tivesse consciência? Esta curta-metragem foi galardoada na categoria ‘narrativa’ no último New York Drone film Festival.

– Casa Soplo 4,21’ Um dia na Casa Soplo, mostra-nos como se vive numa casa moderna e contemporânea quer através dos seus donos quer através das pessoas que trabalham nela.

– Igreja Felgueiras 2,40’ O filme sobre a Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Felgueiras, projeto do gabinete FCC Arquitetura, e produzido pela Building Pictures, retrata o envolvimento da comunidade de Lagares nas cerimónias do dia de inauguração do edifício.

– Muscle-up 3’ Um incrível plano sequência único criado através de um micro drone. Muscle-up foi galardoada como melhor curta-metragem em várias categorias, tanto no festival de drones de Nova Iorque como no de Los Angeles.

– Apeamentos dos sinos dos Carrilhões – Palácio Nacional de Mafra 3,50’ 300 anos depois os sinos são apeados para restauro das Torres Convento de Mafra.

 

Data . Hora

sábado, 5 de outubro de 2019

16h– 19h

 

Localização

MAAT

Av. Brasília 1300-598 Lisboa

1300-598 Lisboa

 

Informamos que durante o evento serão feitas fotos e gravações que poderão ser publicadas nos canais de comunicação usuais da ACO e da Architelling para fins de comunicação e / ou publicidade das empresas e de suas atividades.

Você pode solicitar o acesso aos seus dados pessoais a qualquer momento, bem como sua retificação, oposição e cancelamento. Por isso, entre em contato com a ACO por e-mail para info@arquiteturaencurtas.com

Ao participar do evento, você autoriza expressamente a ACO a usar as imagens de fotografia e / ou vídeo feitas em 05/10/2019 nas quais ela pode aparecer.

LINKS
ORADORES
  • - João Morgado, fotógrafo especializado em fotografia aérea
  • - Sara Nunes, produtora audiovisual
  • - Nuno Valentím, arquiteto. José Marques, piloto de drones.
  • - Pedro Pisco Santos, diretor do departamento jurídico da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)
  • - Fábio Camacho do departamento de veículos aéreos não tripulados
ESPECIFICAÇÕES
  • Ciclo: Arquitectura em Curtas
  • Tema: Drones e arquitetura, uma mudança disruptiva
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas