Arquitecturas 2018: Lançamento do Call for Entries

Início em 10/01/2018 até 10/01/2018

Categorias: outros

 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Arquitecturas já está em preparação. Para o lançamento do call for Entries, convidamos para a projecção do documentário “Aires Mateus: Matéria em Avesso” (65 min, 2017) de Henrique Pina dedicado à obra arquitectónica deste atelier.

“Aires Mateus: Matéria em Avesso” partiu de um trabalho de investigação dos arquitectos Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, que foi adaptado ao cinema por Henrique Pina. O filme centrou-se em oito casas da autoria dos arquitectos Aires Mateus e nas ligações que estabelecem com o território português e com o corpo humano, ligações essas que são pensadas também através da dança contemporânea e do movimento da coreógrafa e bailarina Teresa Alves da Silva e através da música original composta por Noiserv. O filme teve a sua estreia mundial em Nova Iorque, no Architecture and Design Film Festival.

A sessão vai-se realizar no dia 10 de Janeiro (Quarta-feira) pelas 19:30, na sala Manoel de Oliveira e conta com a presença da directora do festival Sofia Mourato, do realizador Henrique Pina, dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus, dos produtores (Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos, João Miguel Couto Duarte) e da bailarina Teresa Alves da Silva.

ARQUITECTURAS 2018 DESAFIA REALIZADORES, ARQUITECTOS, PRODUTORAS PARA APRESENTAR FILMES

O Festival Internacional de Cinema de Arquitectura abre concurso em três categorias

Até 10 de Março

Já abriu o Call for Entries para o Arquitecturas Film Festival. Chegado à 6ª edição, o Arquitecturas lança o desafio a realizadores, arquitectos e produtoras nacionais e internacionais para submeter filmes nas áreas do documentário, experimental e ficção (longas, médias e curtas metragens produzidas após 1 de Janeiro 2017).

O anúncio oficial de abertura do concurso foi marcado pela exibição do documentário "Aires Mateus: Matéria em Avesso" de Henrique Pina, dedicado à obra do reconhecido atelier, sessão que na passada quarta-feira, dia 10 de Janeiro, esgotou por completo a Sala principal do Cinema São Jorge.

Sob o mote “Learning from Fiction”, o Arquitecturas 2018, para além de reconhecer o crescente interesse nas várias abordagens interdisciplinares da arquitectura contemporânea, procurando imagens em movimento que sejam capazes de criar um diálogo entre a cidade, o espaço e a narrativa, pretende ainda explorar como o cinema de ficção tem representado a Arquitectura desde o início da história do cinema.

A grande novidade deste ano reside na possibilidade de submeter a concurso obras de ficção. Assim, os filmes selecionados competirão em três categorias distintas: Ficção, Documental e Experimental. A estas categorias são ainda somados dois prémios transversais e cumulativos às três categorias: Novos Talentos e Prémio do Público.

O prazo do Call for Entries termina dia 10 de Março e os filmes seleccionados serão anunciados no início de Maio. O formulário de inscrição dos filmes assim como o regulamento está disponível na plataforma online Film Festival Life em www.filmfestivallife.com/Architecture-Film-Festival-Lisbon.

Como organização conjunta da Trienal de Lisboa e Do You Mean Architecture, o Arquitecturas Film Festival decorre de 6 a 10 de Junho de 2018.
Sob o tema Learning From Fiction, o Arquitecturas 2018 regressa no início de Junho. Esta 6ª edição é uma co-produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Do You Mean Architecture em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o apoio da Embaixada do Chile.

LINKS
ORADORES
  • Sofia Mourato
  • Henrique Pina
  • Arquitecto Francisco Aires Mateus
  • Arquitecto Manuel Aires Mateus
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Arquitecturas 2018: Lançamento do Call for Entries
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE