Arquitetura: Fazer / Ensinar

Início em 11/12/2017 até 11/12/2017

Categorias: Conferências

A 6º Colóquio Internacional de Arquitectura este ano, o tema é “Arquitectura: fazer/ensinar – O ensino de arquitectura e compromissos com a prática profissional”. 

Na lista de oradores estão nomes conceituados como: Alexander Tochtermann, Aires Mateus, José Adrião, João Ventura Trindade, Paulo Tormenta Pinto, Ricardo Carvalho, Marusa Zorec e Solano Benitez. 

Este colóquio sucede a outros dedicados à Habitação (na Da/ UAL), Espaço Público (co-organizado com o ISCTE e que ocorreu na OA), Desenho e Espaço Comum (na OA), Publicações (Posições Publicadas na Fundação Gulbenkian) e Cidade (Atlas/ Cidade no Mercado de Arroios). 


O ensino da arquitetura tem suscitado nos últimos anos um intenso debate, que em muito extravasa os limites da academia.

A adequação dos planos de estudos em arquitetura ao processo de Bolonha (2006), veio introduzir modificações nas estruturas académicas, promovendo alterações significativas na relação entre o ensino e a prática profissional.

Apesar dos compromissos dos cursos na atribuição de competências para o exercício da arquitetura, à medida que as universidades têm vindo a estabilizar o seus quadros docentes, tem-se assistido à progressiva delimitação das suas próprias estruturas pedagógicas e científicas.

Passados cerca de dez anos desde a regulamentação das alterações da Lei de Bases do Sistema Educativo (Decreto-lei nº 74/2006 de 24 de março), se por um lado têm sido dados passos decisivos ao nível do aprofundamento dos fundamentos da arquitetura e das tecnologias que garantem a sua materialidade e sustentabilidade, por outro lado tem-se verificado um gradual enfraquecimento dos vínculos que tradicionalmente relacionavam de modo direto as escolas com os ateliês.

A prática de arquitetura pressupõe a atuação num processo de mudança, concertado com as cadências do tempo presente. A interiorização e representação dos contextos associados às ações de projeto, em muito dependem de um exercício constante de exposição perante os vários agentes que participam nos meandros da construção – entidades contratantes, administração pública, agências de certificação e de regulação, ou empresas construtoras. Este quadro catalisa a renovação do olhar crítico perante o território e perante a sociedade, funcionando como ferramenta decisiva para a consciência cívica dos arquitetos e para a sua relevância no plano profissional.

Retomando a temática do ensino, com este colóquio pretende promover-se um balanço, capaz de contribuir para clarificar a pertinência dos laços de articulação entre a academia e as dinâmicas associadas à prática da arquitetura, nos dias de hoje. Para tal, serão debatidas, analisadas e aprofundas experiências pedagógicas fundadas na partilha e no intercâmbio com realismo subjacente ao exercício de projeto.

Programa

9h30 Recepção
10h Boas vindas e apresentação do colóquio por Paulo Tormenta Pinto, Ricardo Carvalho e Rui Mendes
10h15 José Adrião e Ricardo Carvalho
11h15 Alexander Tochtermann
11h45 Pausa para café
12h00 Aires Mateus
12h30 Debate (moderação de Rui Mendes)
13h Pausa para almoço
14h15 João Ventura Trindade
14h45 Paulo Tormenta Pinto
15h15 Pausa para café
15h45 Marusa Zorec
16h15 Solano Benitez
17h Debate (moderação de Rui Mendes)
18h Encerramento

Sobre Oradores


Francisco Aires Mateus 
Arquiteto e sócio fundador do atelier Aires Mateus e Associados, Lisboa, Portugal, professor associado no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa e na Academia de Arquitetura de Mendrisio, Universidade da Suíça Italiana).

Carlos Pereda 
Arquiteto e sócio fundador do atelier Pereda Perez, Pamplona, Espanha e professor na ETSA Madrid).

Chris Burns 
Arquiteto e sócio fundador do atelier Abcarius & Burns Berlim e professor na Universidade do Brandemburgo BTU Cottbus, Alemanha).

José Adrião 
Arquiteto e fundador do atelier José Adrião Arquitetos e professor convidado no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa).

João Ventura Trindade 
Arquiteto e fundador do atelier Ventura Trindade Arquitetos, Lisboa e professor convidado do ISCTE-IUL).

Marusa Zorec 
Arquiteta e fundadora do atelier Arrea, Liubliana, Eslovénia e professora da Faculdade de Arquitetura de Liubliana, Eslovénia).

Paulo Tormenta Pinto 
Arquitecto e doutor, fundador do atelier Domitianus Arquitetura, Lisboa e professor no ISCTE-IUL).

Ricardo Carvalho 
Arquiteto e doutor fundador do atelier Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitetos, Lisboa e professor associado no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa).

Solano Benitez 
Arquiteto e sócio fundador do atelier Gabinete de Arquitetura, Assunção, Paraguai e professor em várias universidades como GSD Harvard, EUA ou Universidade de Navarra, Espanha).


A 6º edição deste colóquio organizado pela Da/ UAL e o ISCTE, é acolhida pela Trienal no Palácio Sinel de Cordes, no dia 11 de Dezembro, a partir das 9h30 às 18h. 


Juntem-se a nós, a entrada é livre. 

LINKS
ORADORES
  • Francisco Aires Mateus
  • Carlos Pereda
  • Chris Burns
  • José Adrião
  • João Ventura Trindade
  • Marusa Zorec
  • Paulo Tormenta Pinto
  • Ricardo Carvalho
  • Solano Benitez
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Arquitetura: Fazer / Ensinar
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal