Arte e Arquitectura entre Lisboa e Bagdade

Início em 25/10/2018 até 28/01/2019

Categorias: Exposições

A exposição Arte e Arquitectura entre Lisboa e Bagdade continua na Fundação Calouste Gulbenkian (até 28 de Janeiro) a mostra sobre a presença da Fundação no Iraque (1957-1973) e as grandes iniciativas que envolveu. 

Seguimos o texto do crítico de arte e jornalista Alexandre Pomar: 

“A aventura da Gulbenkian no Iraque decorreu entre 1957 e 1973 e envolveu iniciativas e orçamentos de enorme dimensão, mas era um episódio esquecido, ou oculto. Certamente por não ter tido o êxito esperado – os petróleos foram nacionalizados e a Gulbenkian perdeu os respectivos rendimentos, os famosos 5 % de Calouste Gulbenkian.

Entretanto, os programas cumpridos em Bagdade foram de uma excepcional ambição, com destaque para a oferta (chaves na mão) de um grande Estádio do Povo projectado por Keil do Amaral e Carlos Ramos, e para a construção de um imponente Centro de Arte Moderna, a que se acrescenta a apresentação de uma exposição de arte moderna internacional, e em especial portuguesa, que implicou uma importante operação de compras de obras que integraram a colecção da Fundação.

O tema é agora tratado numa exposição no Museu Antigo (Colecção do Fundador) e num núcleo de obras exposto no Museu Moderno.”

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Exposição Arte e Arquitectura entre Lisboa e Bagdade
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.