Atelier Bow-Wow em conferência esta Terça, 20 Novembro, no CCB

Início em 19/11/2018 até 20/11/2018

Categorias: Conferências

Sediado em Tóquio, o Atelier Bow-Wow que foi fundado em 1992 pelo casal Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kajima vem a Lisboa para dar uma conferência no Grande Auditório do CCB a 20 de Novembro 2018.

A sua prática incluí investigação, desenho de edifícios, e projectos artísticos. A sua pesquisa centra-se nas condições urbanas da micro-arquitectura e da arquitectura efémera, e as suas abordagens inovadoras são guiadas por desafios de construção em espaços pequenos, irregulares e efémeros da malha urbana e suburbana.

Começando por documentar a realidade urbana de Tóquio, o Atelier Bow-Wow editou várias publicações na forma de guias, que fazem uma introdução ao leitor sobre a natureza ad-hoc da paisagem urbana. São autores do conceito “Pet Architecture”, que envolveu um estudo documental sobre edifícios muito pequenos que preenchem os interstícios da cidade, que são adaptados e recriados pelos seus habitantes.

O Atelier Bow-Wow é esta constante pesquisa e as suas várias manifestações: tanto nos edifícios, nas publicações, ou nos “espaços públicos micro” feitos pela dupla, tentando recriar alguns dos comportamentos e encontros que acontecem na cidade e transportando-os em instalações dentro de galerias. Na maneira como projectam, este atelier cria situações mais do que objectos, deixando que o processo proporcione encontros inusitados e dando lugar aos utilizadores para se adaptarem e se apropriarem do espaço.

 

A Trienal de Arquitectura de Lisboa dá as boas-vindas a Yoshiharu Tsukamoto que virá apresentar os seus mais recentes projectos e a Paulo Martins Barata (Promontório), convidado a moderar a conversa que é aberta a toda a plateia. Bilhetes à venda no CCB e online na ticketline. O ciclo de Distância Crítica é uma co-produção que junta a Trienal de Lisboa e o CCB – Garagem Sul que segue em 2019 com duas novas conferências de arquitectura.

LINKS
ORADORES
  • Fundador do Atelier Bow-Wow: Yoshiharu Tsukamoto
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Arquitetura Japonesa, Conceito: pet architecture, Abordagem: micro-escala, Especialidade: Tokyo
PDFS
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.