Sofia Cardim

Barbas Lopes Arquitectos: “Jardins de Pedra” no CCB

Início em 08/07/2019 até 14/09/2019

Categorias: Exposições

O atelier Barbas Lopes chamou Jardins de Pedra à intervenção em cortiça que vai transformar a praça do Centro Cultural de Belém no Verão deste ano. Jardins de Pedra é uma topografia inquieta, um projeto de chão que reconfigura os modos como habitamos o edifício e abre ao público lugares que ainda são desconhecidos. A cada Verão, numa parceria com a Amorim Isolamentos, a Garagem Sul desafia um atelier de arquitetura a explorar as qualidades materiais – a textura, o cheiro, a densidade e a cor – do aglomerado negro de cortiça. Para responder a este repto, o projeto de Patrícia Barbas desenvolve-se na ligação entre vários espaços do edifício, usando o conforto e o calor acolhedor da cortiça para construir vários jardins que dialogam com o lugar. Ao modelar o chão, a obra oferece lugares para olhar o Jardim das Oliveiras e o Rio Tejo, ou para olhar o Céu, ou um espaço lúdico de recreio entre as formas geométricas que constrói, assim como um auditório para acolher o programa de cinema ao ar livre nas noites quentes de Verão. A partir de um material singular, e de um exercício de composição e rigor geométrico, Jardins de Pedra conjuga várias funções numa forma, várias formas numa unidade, muitas possibilidades num programa de transformação. Afinal, a arquitetura também existe para se desfrutar do prazer de uma sombra morna.

 

Ciclo de Cinema
Aos sábados, às 21:30

Os Meus Pais

3 de agosto
Tudo é Projeto (2017 / 74 min.)
Joana Mendes Da Rocha e Patricia Rubano

17 de agosto
My Father The Genius (2002 / 84 min.)
Lucia Small

31 de agosto
Paula Rego: Segredos e Histórias (2017 / 92 min.)
Nick Willing

 

_

Barbas Lopes Arquitectos foi fundado por Patrícia Barbas e Diogo Lopes em 2006. As obras realizadas e em curso incluem edifícios públicos e privados, residência unifamiliares, remodelações e projectos expositivos. No seu percurso são de salientar colaborações com outros arquitectos como Peter Märkli, Promontório Arquitectos, Gonçalo Byrne ou Manuel Aires Mateus. O seu trabalho fez parte da representação portuguesa na Bienal de Veneza e na exposição Lisbon Acts na Belgrade International Architecture Week, em 2018. Foram nomeados para o Mies van der Rohe Award em 2019 com o FPM41 e o Palácio Barão de Santos. O Edíficio FPM41 foi galardoado com o Prémio Nacional do Imobiliário 2019, na Categoria Escritórios. O Palacete Barão de Santos foi galardoado com os Prémios do Imobiliário Expresso e Sic Notícias 2019, na Categoria Reabilitação Habitação e Prestígio.

 

Patrícia Barbas
(Luanda, 1971) Licenciada em Arquitectura pela FAUTL, Lisboa. Colaborou com Aires Mateus, Gonçalo Byrne e João Pedro Falcão de Campos. Foi coordenadora de projecto para Promontório Arquitectos em Salvador da Bahia, durante 2005 e 2006. Professora auxiliar convidada na Escola de Tecnologias e Arquitectura, ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Membro do júri Egon Eiermann Award’ 19, Berlim e Prémio Universidades Trienal de Lisboa—Millenium BCP 2019, Lisboa.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: Barbas Lopes Arquitectos: "Jardins de Pedra" no CCB
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas  

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total