Caminhos Hipodâmicos – Visitas pelo património

Início em 14/08/2021 até 30/09/2021

Categorias: outros

O projeto Caminhos Hipodâmicos propõe várias visitas guiadas que divulgam o património urbanístico e arquitetónico de Lisboa. Os itinerário sugeridos dão a conhecer diferentes zonas e bairros da cidade , compreendendo a evolução da malha e da forma urbana, assim como os processos e os fenómenos que a determinaram historicamente.

Porquê “Caminhos Hipodâmicos” ?

Prestamos homenagem a Hipódamo de Mileto (Mileto, Grécia, 498 c.C – 408 a.C), considerado o pai do planeamento urbano. A obra “Estudo do Planeamento Urbano para o Pireu” (451 a.C.), que lhe é atribuída, e na qual projetou os molhes do porto e a cidade de Pireu, Grécia, determinou os padrões de planeamento urbano da sua época e influenciou o desenho urbano de inúmeras cidades gregas clássicas. A malha chamada ‘hipodâmica‘ reflete um grande formalismo e regularidade do desenho urbano, assente em ruas direitas e largas que se cruzam em ângulos retos. Hipódamo foi inovador ao ter uma visão integrada do planeamento das cidades, recorrendo à malha ortogonal e aplicando técnicas de zonamento, ainda hoje utilizadas.

Queremos dar-lhe a conhecer Lisboa pelo desenho das suas ruas

Ao passearmos pela ‘forma‘ compreendemos os fenómenos e os processos que estiveram na sua génese, bem como os edifícios e espaços que a materializam. Mais difíceis de apreender, as dimensões sociais, económicas e culturais concorrem, também, indelevelmente, na construção do espaço urbano. São, por isso, evocadas nos nossos passeios. O que lhe propomos? Uma visita guiada que ultrapassa a superficialidade folclórica, permitindo ver, contextualizar e conhecer – verdadeiramente – Lisboa.

As visitas são conduzidas pelo urbanista arquiteto, Pedro George, professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

 

14, 15 agosto, 4 setembro: 10h
A Baixa Pombalina

21, 22 agosto, 18, 19 setembro: 10h, 23 setembro: 17h
O Bairro Alto

8, 22 setembro: 17h
O Plano de Alvalade

18, 19 setembro: 10h
O Bairro do Restelo

30 setembro: 17h
Alfama

 

A visita inclui:

– percurso de 3h (10h – 13h)
– áudioguias
– pausa para café + pastelaria portuguesa
– disponibilização de material (iconografia)

Recomenda-se o uso de calçado e vestuário confortável.

Qualquer dúvida, não hesite em ? contactar-nos.

Marcação prévia: 924 025 970 | caminhoshipodamicos@gmail.com

LINKS
ORADORES
  • Pedro George (Urbanista-arquiteto, Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da Univ. de Lisboa)
ESPECIFICAÇÕES
  • Visitas Guidas: Caminhos Hipodâmicos
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»