Campo Comum: 51N4E + REAL

Início em 10/11/2021 até 10/11/2021

Categorias: Conferências

A última sessão do ano do Campo Comum centra-se no potencial dos programas e dos projetos por iniciativa própria: a capacidade de ler os tempos e as estratégias para fazer nascer um projeto de arquitetura. Os convidados são Freek Persyn, cofundador do atelier de arquitetura 51N4E, de Bruxelas, e Jack Self, fundador do REAL (Real Estate Architecture Laboratory), sediado em Londres. Ambos posicionam a sua prática e apresentam os projetos em curso, partilhando metodologias que gerem possibilidades concretas de reprodução espacial.

Em inglês, esta conferência é composta por uma apresentação de cada atelier e uma conversa moderada pela curadoria – Diana Menino e Felipe De Ferrari – na qual convidamos quem assiste a participar com perguntas.

Bios
51N4E está ancorado na Europa, onde o conforto faz desacelerar a mudança. Face a um défice democrático e ecológico, a transformação acontece aqui num espaço já ocupado por realidades múltiplas e muitas vezes paralelas. Neste contexto, usam o design para ajudar a superar a oposição e a criar valor integrado e novas experiências. É um colectivo auto-direccionado que visa dar às pessoas a capacidade de autonomia e interligação. Para isso, organizam processos de apoio necessários a uma cultura de design colaborativa. Esta plataforma de colaboração alia os estúdios internos a uma rede cada vez maior de parceiros externos, reflectindo assim a complexa realidade contemporânea e produzindo um ecossistema de conhecimento.
REAL , sediado em Londres, é um instituto cultural e estúdio de arquitectura fundado em 2016 por Jack Self, que promove a inclusão e a igualdade social no ambiente edificado. Especializa-se em modelos alternativos de co-propriedade e desenho financeiro de projectos. O portfólio do REAL conta com exposições, edições e projectos arquitectónicos. O REAL foi responsável pela curadoria do Pavilhão Britânico, Home Economics, na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2016, concebeu projectos para a Bienal de Chicago de 2017 e para o MAXXI em Roma, bem como sistemas de coabitação no Reino Unido e na Nova Zelândia, produtos hipotecários para bancos nacionais e habitação privada. Organização colaborativa com pouca burocracia e despesas gerais, o REAL centra-se na maneira como a propriedade, as formas de trabalho e a actual gestão do tempo afectam todo o nosso quotidiano. Na sua produção intelectual e criativa, dedica-se sobretudo a garantir a máxima qualidade.
LINKS
ORADORES
  • Freek Persyn (51N4E)
  • Jack Self (REAL)
ESPECIFICAÇÕES
  • Campo Comum: 51N4E + REAL
  • Tema: Desenhar a Encomenda
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?