Espaço de Arquitetura

Campo Comum: Dogma + Harquitectes

Campo Comum: Dogma + Harquitectes –  Novos Modelos Residenciais e Arquitectura sem Estatuto

É o mote para o segundo evento do ciclo Campo Comum em 2020. A conferência online centra-se sobre o espaço doméstico, os novos modelos de habitação colectiva e o potencial de uma arquitectura sem estatuto. Em live streaming inclui apresentações de Martino Tattara co-fundador do atelier Dogma, com sede em Bruxelas e Roger Tudó  membro fundador do estúdio catalão Harquitectes. Ambos os convidados apresentam a forma como as suas práticas desenvolvem uma reflexão sobre os padrões culturais e materiais – oferecendo modelos alternativos e simples que podem ser apreciados por muitos – através de uma série de projectos recentes de diferentes programas, complexidades e escalas: de blocos de habitação social no México à renovação de edifícios preexistentes em Barcelona.
O ciclo de conferências Campo Comum (2020-2022) é co-produzido entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CCB, e tem curadoria de Diana Menino e Felipe De Ferrari.
DATA
10 DEZ 2020
HORÁRIO
18:30
LOCAL
Online
PREÇO
7€
ONDE COMPRAR
CICLO
2020-2022
PARTICIPANTES
Dogma (Martino Tattara) + Harquitectes (Roger Tudó)
EQUIPA
Curadoria: Diana Menina, Felipe De Ferrari
CO-PRODUÇÃO
Trienal de Arquitectura de Lisboa, CCB / Garagem Sul
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Desconto: 5€ (estudantes, maiores de 65 anos, Cartão CCB, Patronos Trienal de Lisboa, Desempregados)
Este programa tem como parceiros estratégicos a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação EDP e a Fundação Millennium e é financiado pela Direção-Geral das Artes.

Biografias

Dogma (Martino Tattara)

Martino Tattara co-fundou em Bruxelas, com Pier Vittorio Aureli, o atelier de arquitectura Dogma. Depois de se ter licenciado na Universidade Iuav de Veneza, realizou uma pós-graduação no Instituto Berlage de Roterdão e concluiu o doutoramento na Universidade Iuav de Veneza, com uma tese sobre o projecto de Lúcio Costa para Brasília. O seu trabalho teórico e de projecto incide na relação entre a arquitetura e o design urbano de grande escala, tendo resultado em inúmeras publicações e palestras sobre tópicos relacionados com a cidade. É professor assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Católica de Leuven.

Harquitectes (Roger Tudó)

Roger Tudó é cofundador do atelier de arquitetura Harquitectes, criado em 2000 em Sabadell, Barcelona, com quatro sócios arquitectos: David Lorente Ibáñez, Josep Ricart Ulldemolins, Xavier Ros Majó e Roger Tudó Galí. Todos se licenciaram entre 1998 e 2000 na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Vallès, onde Ulldemolins e Galí lecionam Projecto e Construção. Majó é professor de Projecto na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona. Na última década, o atelier Harquitectes tem trabalhado na relação entre energia, sustentabilidade e construção.

 

Exit mobile version