Campo Comum: TVK + Raumlaborberlin

Início em 16/03/2022 até 16/03/2022

Categorias: Conferências

O ciclo de conferências de arquitetura Campo Comum está de volta e os nossos convidados são TVK + Raumlaborberlin. Neste primeiro encontro do ano olha-se para a produção do espaço coletivo, compreendido como um ativo fundamental nos nossos ambientes construídos. Nesta sessão, vemos o espaço coletivo como a relação produtiva entre a infraestrutura pública e cidadãos e comunidades  envolvidos. Por um lado, um plano aberto — arquitetura do solo — construído para durar, por outro, ações específicas e diferentes rituais que dão forma ao nosso quotidiano.

Os nossos convidados são Pierre Alain Trévelo, cofundador do atelier parisiense TVK, e Markus Bader, cofundador do atelier berlinense Raumlaborberlin, vencedor do Leão de Ouro da 17.ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Ambos os convidados apresentarão a sua abordagem específica sobre o espaço público, os vazios urbanos, o coletivo e, obviamente, o tempo: de praças urbanas resistentes a espaços para aprender a flutuar.

Bios

TVK (FR) é um atelier internacional de arquitetura e design urbano, fundado por Pierre Alain Trévelo e Antoine Viger-Kohler, em Paris, em 2003. Formados em Paris e Harvard, envolvidos desde início no ensino, eles procuram uma abordagem em que a teoria e a prática respondam uma à outra e se enriqueçam mutuamente. Através de projetos, investigação e escrita têm produzido de maneira constante uma obra única, ao mesmo tempo teórica e prática. O seu objetivo é captar a complexidade e o carácter paradoxal da situação actual do planeta, de maneira a contribuir para torná-lo habitável.

Raumlaborberlin (DE) é um coletivo alemão de nove arquitetos que se juntaram numa estrutura laboral colaborativa. Eles trabalham na interseção da arquitetura, planeamento urbano e intervenção urbana, encarando a cidade e a renovação urbana como um processo. Sentem atração por localizações urbanas difíceis, por lugares abandonados ou em transição. A abordagem do Raumlaborberlin é definida por um urbanismo dinâmico, combinando investigação, envolvimento comunitário e maneiras radicais de atuação para gerar novas formas de criar espaço público. Em 2021, foram galardoados com o Leão de Ouro na 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura em Veneza.

LINKS
ORADORES
  • Pierre Alain Trévelo (TVK)
  • Markus Bader (Raumlaborberlin)
ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência: TVK + Raumlaborberlin
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?