Início em 12/11/2022 até 21/01/2023
A exposição Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto propõe-se abarcar num olhar a obra do arquiteto Manuel Botelho. A sua singular produção atravessa mais de três décadas e cruza a arquitetura, o design de objetos, a reflexão teórica vertida para a escrita e a docência. Assinala também o depósito do seu acervo na Fundação Marques da Silva.
Aqui, apresenta-se uma seleção de projetos de diferentes escalas, programas e enquadramentos que integram o corpo de trabalho de Manuel Botelho. É uma seleção que procura ser representativa de um trabalho que translada para uma prática de arquitetura um posicionamento reflexivo, uma forma de ver o mundo. A obra de Manuel Botelho é uma cartografia de um lugar desde onde vê o mundo. O percurso de um personagem complexo que trouxe essa complexidade aos seus projetos, à sua obra escrita e construída, e à vida que nelas se pode fazer. É também um testemunho de um papel para o arquiteto -que pensa, constrói e define- que está em crise e em provável desaparecimento.
A arquitetura de Manuel Botelho vive com os seus conflitos -o universal e o específico, o industrial e o artesanal, o rural e o urbano, o íntimo e o público, o ilustrado e o real, o pensamento e a concretude.
Os trabalhos reunidos nesta Exposição, os que foram construídos e os que não o foram, são uma amostra de uma obra mais vasta de alguém que escolheu ser arquiteto e com isso abordar os vários aspetos desse ofício: o trabalho de atelier, a reflexão escrita e a docência. Nesta mostra, o foco está sobre o trabalho de atelier. Ao longo de um périplo de exposições anteriores que tiveram lugar na Galeria da FAUP e na Garagem Avenida da EAAUM, procurou-se apresentar da forma mais alargada possível a extensão do trabalho de Manuel Botelho e do percurso de visita ao seu estado atual. O registo fotográfico documental dessas visitas pelo território de espaços construídos, de objetos do arquiteto e dos lugares do seu quotidiano foi produzido por Duarte Belo (fotógrafo, arquiteto e antigo aluno de Manuel Botelho), e está reunido aqui nas salas do Território Manuel Botelho e na publicação homónima editada pelo Museu da Paisagem.
A apresentação da Exposição que inaugura no dia 12 de novembro, às 15:00, será feita por Bruno Baldaia, Duarte Belo, Luís Urbano e José Salgado. No seu encerramento, a 21 de janeiro, será apresentada a publicação Manuel Botelho, obra e projeto, editada pela Circo de Ideias, e terá lugar uma mesa-redonda com a participação de Jorge Figueira (moderador), Carlos Machado, Manuel Mendes, Maria José Casanova e Pedro Bandeira.
Comissariada por António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia, Duarte Belo e Luís Urbano a Exposição resulta de uma parceria entre a Fundação Marques da Silva (FIMS), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo/FAUP (CEAU/FAUP), o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT) e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM); e conta com o apoio à divulgação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN).
Horários e condições de visita:
A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 14h às 18h.
O bilhete de entrada é de 3€ geral e 1,50€ para jovens, estudantes e seniores.
- Bruno Baldaia
- Duarte Belo
- José Salgado
- Luís Urbano
- Jorge Figueira
- Carlos Machado
- Manuel Mendes
- Maria José Casanova
- Pedro Bandeira
- Cartografia : Manuel Botelho
- Tema: Obra e Projeto