Cerimónia de Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa – Kenneth Frampton e Francesco Da

Início em 20/04/2022 até 20/04/2022

Categorias: outros

A Universidade do Porto vai atribuir, a 20 de abril, o Doutoramento Honoris Causa ao Professor Kenneth Frampton e Professor Francesco Dal Co, por proposta da FAUP, no âmbito do 40.º aniversário da FAUP.

A cerimónia terá lugar no dia 20 de abril, às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Kenneth Frampton será Álvaro Siza, arquitecto e professor catedrático convidado da FAUP até 2003, ficando a apresentação a cargo do professor Rui J. Garcia Ramos (elogio do doutorando); o padrinho de Francesco Dal Co será Eduardo Souto de Moura, arquitecto e professor catedrático da FAUP até 2019, com a apresentação a cargo do professor Carlos Machado (elogio do doutorando).

O evento será transmitido em direto no YouTube U.Porto.

Kenneth Frampton
Nasceu no Reino Unido em 1930. Formou-se na Architectural Association School of Architecture de Londres. É professor emérito Ware na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation – Columbia University, Nova Iorque, na qual foi professor entre 1972 e 2020. Lecionou também na ETH Zürich, EPF Lausanne, Accademia di Architettura Mendrisio, e Royal College of Art, Londres. É autor de vários livros e ensaios sobre arquitectura moderna e contemporânea. Foi editor, entre outras, da revista britânica Architectural Design e da publicação Oppositions do Institute of Architecture and Urban Studies, da qual foi cofundador a partir de 1973. Distinguido com inúmeros prémios a nível mundial, em 2021 recebeu o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. É Doutor Honoris Causa por várias Universidades.
Frampton foi fundamental na divulgação e reconhecimento da arquitectura portuguesa e, em particular, da obra de Álvaro Siza. Em 1999, publicou “Álvaro Siza: tutte le opere” (Milano: Electa, 1999), extensa monografia sobre a obra de Siza. Com prefácio de Francesco Dal Co, “Álvaro Siza e l’arte della mescolanza”, destacam-se também naquela publicação os textos de Kenneth Frampton, “L’architettura come transformazione crítica: l’opera di Álvaro Siza” e, também, de Fernando Távora, “Omaggio ad Álvaro Siza”.

Francesco Dal Co
Nasceu em Itália em 1945. Formou-se em Arquitectura pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia em 1970 onde é Professor Emérito. Lecionou também na School of Architecture – Yale University (1982 a 1991) e na Accademia di Architettura – Università della Svizzera Italiana (1996 a 2005). É director de arquitectura da editora Electa desde 1976, e editor da revista Casabella desde 1996. Entre 1988 e 1991 foi director da Secção de Arquitectura da Biennale di Venezia e curador do Pavilhão Nacional do Vaticano em 1998. Ao longo da sua longa carreira produziu e escreveu numerosos livros e ensaios sobre História da Arquitectura e sobre figuras essenciais da arquitectura contemporânea. É Doutor Honoris Causa pela Universiteit Gent, Membro Honorário do Royal Institute of British Architects, Membro da Accademia Nazionale di San Luca e Sócio Honorário da Casa da Arquitectura.
Francesco Dal Co tem tido um papel determinante na divulgação e no reconhecimento da arquitectura portuguesa e, em particular, da ‘Escola do Porto’. Neste âmbito, em 1999, escreve o prefácio intitulado “Álvaro Siza e l’arte della mescolanza”, para a importante publicação monográfica sobre Siza editada por Kenneth Frampton, “Álvaro Siza: tutte le opere“ (Milano: Electa, 1999).
Desempenhou um papel fundamental, desde 1978, como responsável da editora Electa, no destaque que irá proporcionar à arquitectura portuguesa, nomeadamente nas edições especiais por ele promovidas dedicadas às obras completas de Fernando Távora, Álvaro Siza e, também, de Eduardo Souto de Moura.
É desde 1996 e até hoje, director/editor de uma das mais prestigiadas revistas de arquitectura, a revista «Casabella», publicação que terá, também, um papel fundamental no reconhecimento e divulgação da nossa arquitectura. São aqui publicados uma série de números dedicados à arquitectura portuguesa e, em particular, à obra de Álvaro Siza e de Eduardo Souto de Moura.

ORADORES
  • Kenneth Frampton
  • Francesco Da
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Cerimónia de Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa - Kenneth Frampton e Francesco Da
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.