Início em 05/02/2025 até 29/03/2025

A pretexto da exposição PAISAGENS CONSTRUÍDAS, com fotografias de Inês d’Orey incluídas no livro homónimo de Valdemar Cruz, a Fundação Marques da Silva organiza um ciclo de conversas com a participação de arquitetos ligados a algumas das obras que compõem o livro, resultantes das escolhas feitas por um vasto painel de especialistas.
Com moderação de Valdemar Cruz, as conversas, num total de quatro, vão decorrer no Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva), onde está patente a exposição.
A primeira acontece já no próximo dia 5 de fevereiro (quarta-feira), às 18h30. O convidado é o arquiteto Nuno Grande e o tema a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1970, Lisboa), projeto de Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas. Na ocasião, será também projetado o documentário Sagrado, com realização e argumento de Nuno Grande e música original de José Valente, produzido em 2014 pela Ruptura Silenciosa e JackBackPack. O filme vai percorrendo e explorando a espacialidade da Igreja enquanto nela decorre uma conversa entre Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.
Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (ilha de São Miguel, Açores), obra inaugurada em 2014, é o tema da segunda Conversa programada à volta da exposição Paisagens Construídas, atualmente patente ao público na Fundação Marques da Silva. Para falar sobre o projeto estarão presentes dois dos seus arquitetos: Cristina Guedes (do atelier Menos é Mais) e João Mendes Ribeiro. Cabe a Valdemar Cruz, autor do livro homónimo e um dos curadores da exposição, a moderação deste ciclo de conversas.
PROGRAMA
#1 | 5 de fevereiro, 18h30
com o arquiteto Nuno Grande. Tema: Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Lisboa)
#2 | 22 de fevereiro, 16h00
com os arquitetos João Mendes Ribeiro e Cristina Guedes. Tema: Arquipélago-Centro de Arte Contemporânea (Açores)
#3 | 22 de março, 16h00
com o arquiteto Sergio Fernandez. Tema: Villa’Alcina (Caminha)
#4 | 29 de março, 16h00
encerramento do ciclo e da exposição
com a arquiteta Fátima Fernandes. Tema: Barragem e Complexo de Picote (Miranda do Douro)
As obras, selecionadas a partir da escolha de mais de meia centena de personalidades ligadas ao mundo da arquitetura, das artes plásticas, da engenharia e da fotografia, mostram os múltiplos e diversos caminhos, com amplo reconhecimento dentro e fora de portas, seguidos pelo(a)s arquiteto(a)s portugueses(as) desde o início do século XX até à atualidade.
A entrada para todas as sessões é livre, apenas sujeita apenas à lotação do espaço.
+ sobre Exposição: PAISAGENS CONSTRUÍDAS