Ciclo de Conversas . Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura

Início em 10/04/2019 até 10/04/2019

Categorias: outros
Edifício com decoração sóbria, vãos esguios com persianas articuladas de recolha lateral, friso superior de azulejos pintados no estilo Arte Nova, a Casa Ventura Terra construída pelo arquiteto Miguel Ventura Terra para habitação própria, tinha elementos que o distinguiam dos demais edifícios de então. Foi talvez a mais sonante construção de Lisboa em 1903, edificada num terreno localizado na rua Alexandre Herculano. Por satisfazer as cláusulas estabelecidas impostas durante o legado do Visconde de Valmor, e por ser considerada uma obra de arte arquitetónica de Lisboa, foi-lhe atribuído, em 1903, o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura.
Este prémio, cuja atribuição era da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, é um dos mais prestigiados prémios de arquitetura em Portugal, e continua a ser sinónimo de uma certa arquitetura que reflete os gostos dominantes de diferentes épocas. É sobre ele e especificamente sobre o arquiteto Miguel Ventura Terra que falaremos na próxima sessão de conversas sobre o Prémio Valmor, a ter lugar no dia 10 de abril, no Roca Lisboa Gallery.
A sessão é organizada pelo atelier Pedro Novo Arquitectos em colaboração com a Roca e o Roca Lisboa Gallery, e os oradores confirmados para a mesma são José Tenreiro, arquiteto e investigador, Hélia Silva, arquiteta e investigadora e Ana Ribeiro, historiadora e investigadora.

Participação gratuita.
Vagas limitadas, inscreva-se já!

 

 

LINKS
ORADORES
  • José Tenreiro - arquiteto e investigador
  • Hélia Silva - arquiteta e investigadora
  • Ana Ribeiro - historiadora e investigadora
  • Moderação: Pedro Novo - arquiteto
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE