Ciclo de debates “Destino: Asprela”

Início em 27/10/2020 até 27/10/2020

Categorias: debates

Ciclo de debates “Destino: Asprela” – A obra de engenharia e a mudança de instalações da FEUP

O primeiro debate acontece no dia 27 de outubro de 2020, pelas 17:00 no Auditório da FEUP e versará a obra de engenharia, nomeada uma das “100 Obras mais notáveis construídas no Século XX, em Portugal” pela Ordem dos Engenheiros em 2002, e o denominado projeto Júpiter que concretizou com sucesso a operação logística de mudança das instalações.

Os principais oradores são o Prof. José Marques dos Santos, Diretor da Faculdade de Engenharia de 1990 a 2001, e o Prof. António Silva Cardoso, Vice-Reitor com o pelouro do património edificado. A moderação estará a cargo do Prof. Carlos Costa, Diretor da Faculdade de Engenharia de 2001 a 2010.

Também intervêm na sessão a Prof.a Maria Antónia Carravilla, que coordenou o projeto Júpiter, o Eng.o Ricardo Lourenço, Presidente da Associação de Estudantes da FEUP entre 2000 e 2002, e o Eng.o Paulo Ribeirinho Soares, gestor de projeto da obra das instalações da FEUP na Asprela.

 

20 ANOS DA FEUP NA ASPRELA

A transferência da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para o polo da Asprela constituiu um dos mais marcantes episódios do ensino da engenharia em Portugal.

Tudo neste processo assume proporções épicas: do tempo necessário para tomar a decisão, à escala que viria a triplicar a dimensão
da Faculdade, e passando pelo denominado projeto “Júpiter”,
que veio concretizar com sucesso a operação logística de mudança das instalações.

Vinte anos depois, este imenso campus nomeado uma das “100 Obras mais notáveis construídas no Século XX, em Portugal” pela Ordem dos Engenheiros, não cessa de se expandir com novos edifícios para dar resposta aos desafios de uma comunidade em crescente afirmação internacional.

Durante a segunda metade do Século XX, os engenheiros formados no edifício da Rua dos Bragas ouviram falar desta “Terra Prometida”, que resolveria os crónicos problemas de falta de recursos que limitavam a nobre

missão de “plantar no país as ciências industriais”, atribuída por Passos Manuel à sua antecessora, a Academia Politécnica do Porto, em 1837.

Esta é também a história da resiliência de uma comunidade unida num desígnio que atravessa gerações e que cruza estórias de vida ricas em episódios de indecisão e obstáculos, mas também em determinação e oportunidades agarradas.

“Destino Asprela” é um ciclo de três debates, que vão acontecer entre outubro e dezembro de 2020, subordinados aos seguintes temas: a obra de engenharia e a mudança de instalações da FEUP; o plano e projeto do campus da FEUP na Asprela; e o impacto da FEUP no futuro do polo da Asprela.

LINKS
ORADORES
  • Prof. José Marques dos Santos
  • Prof. António Silva Cardoso
  • Prof.a Maria Antónia Carravilla
  • Eng.o Ricardo Lourenço
  • Eng.o Paulo Ribeirinho Soares
  • Moderação:
  • Prof. Carlos Costa
ESPECIFICAÇÕES
  • Ciclo de debate: Destino - Asprela
  • Tema: A obra de engenharia e a mudança de instalações da FEUP
PDFS
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal