Cimentar o futuro: o novo Bauhaus europeu

Início em 16/01/2023 até 16/01/2023

Categorias: Conferências

A conferência “Cimentar o Futuro: O Novo Bauhaus Europeu”, irá abordar o contributo da cadeia de valor do cimento e do betão para a construção sustentável e para as cidades do futuro, no âmbito do pacote “Fit for 55” e do “Novo Bauhaus Europeu”, realiza-se no próximo dia 16 de janeiro de 2023, das 9h00 às 13h00.

Esta conferência concretiza parte do “Roteiro da Indústria Cimenteira para a Neutralidade Carbónica 2050”, que estruturou o alinhamento da Indústria Cimenteira nacional com os compromissos e metas assumidas por Portugal no contexto europeu e internacional, através da incorporação de princípios e soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas numa abordagem “5C”: Clínquer, Cimento, Betão (Concrete), Construção, e (Re) Carbonatação.

O novo Bauhaus europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e a nossa alma.

É uma plataforma de experimentação e criação de conexões, que promove a colaboração entre os pensadores e os empreendedores interessados em criar os nossos futuros modos de vida em conjunto.
Trata-se de uma nova abordagem que visa encontrar soluções inovadoras para problemas societais complexos através da cocriação. A iniciativa visa influenciar o nosso modo de pensar, os nossos comportamentos e os mercados em torno de novas formas de viver e de construir, nomeadamente através dos contratos públicos.

O novo Bauhaus europeu visa:

– Juntar cidadãos, especialistas, empresas e instituições e promover conversas sobre como tornar mais económicos e acessíveis os espaços de vida de amanhã.

– Mobilizar designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas de disciplinas diferentes para reinventar um modo de vida sustentável, na Europa e não só.

– Melhorar a qualidade da nossa experiência de vida, privilegiando os valores da simplicidade, da funcionalidade e da circularidade dos materiais, sem comprometer a necessidade de conforto e de atratividade no nosso quotidiano.

– Dar apoio financeiro a ideias e produtos inovadores através de convites específicos à apresentação de propostas e de programas coordenados no âmbito do quadro financeiro plurianual.

O evento é promovido pelo jornal “Expresso”, ATIC – Associação Técnica da Indústria de Cimento e suas associadas Cimpor e Secil, com o apoio da APEB – Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto, APFAC – Associação portuguesa dos fabricantes de argamassas e ETICS e ANIPB – Associação Nacional dos Industriais da Prefabricação em Betão.
Consulte o programa e mais informações sobre o evento aqui.
ESPECIFICAÇÕES
  • Cimentar o futuro: O novo Bauhaus europeu
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»