Sofia Cardim

Colóquio The Bones of Architecture

Início em 18/06/2019 até 18/07/2019

Categorias: Conferências

Uma sessão de trabalho e debate em torno da relevância da conceção estrutural em arquitetura e do modo como novos materiais e tecnologias têm permitido uma liberdade extra no projeto de edifícios. Com a participação de Bruther, Atelier da Bouça, Joseph Schwarz, Rui Furtado, Søren Johansen, Sebastian Skovsted, Andrea Pedrazzini, Alejandro Bernabeu, Fala, André Tavares e Mario Rinke.

Por ocasião da exposição The Bones of Architecture, patente na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém de 18 de junho a 15 de setembro.

Forças

Entre os vários aspetos do desenho de um edifício, não se pode omitir a sua estrutura. Incorporar os requisitos estruturais nas fases precoces do projeto pode fazer da lei da gravidade – logo, dos apoios e das massas – um vetor extremamente interessante e benéfico do desenho, dando ao projeto um equilíbrio e uma inteligibilidade definidores do seu carácter. A seleção de materiais de construção traz novas limitações que se tornam regras num jogo ativo de forças, uma vez concebida a gramática de uma estrutura possível. A conversa debruçar-se-á sobre diferentes estratégias possíveis, as suas limitações e o seu potencial para desenvolver espaços arquitetónicos através das considerações estruturais iniciais.

Espaços

As estruturas dão forma aos espaços de muitas e diferentes maneiras, introduzindo níveis de hierarquia, materiais e mesmo fases temporais através de adições e reconfigurações posteriores. Como podem os espaços ser, por regra, definidos através de estruturas, mas sem que fiquem vedadas novas formas de apropriação, alteração funcional e reformulação dos programas? Como mudou o entendimento dos espaços arquitetónicos com as novas possibilidades tecnológicas e que mudanças enfrentam esses espaços no futuro, especialmente em relação à sustentabilidade?

Focando exemplos concretos, o nosso debate abordará a relação dos espaços com as estruturas que os permitem, as estratégias para atender às solicitações das várias partes interessadas e o modo de determinar arquitetonicamente os espaços sujeitos a mudanças que novos donos, clientes e arquitetos venham a introduzir.

Dia
9 junho / 17:00–20:00 / entrada livre
Local
Garagem Sul / Centro Cultural de Belém Lisboa / 1
Informações
Inscrições até 12 junho para garagemsul@ccb.pt / 213 612 614/5

O workshop será conduzido em inglês

LINKS
ORADORES
  • Bruther
  • Atelier da Bouça
  • Joseph Schwarz
  • Rui Furtado
  • Søren Johansen
  • Sebastian Skovsted
  • Andrea Pedrazzini
  • Alejandro Bernabeu
  • Fala
  • André Tavares
  • Mario Rinke
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total