FAUP Comunicação

Conferência ‘Architects don’t invent anything’ por Kenneth Frampton

Início em 28/06/2023 até 28/06/2023

A FAUP assinala o 90.º aniversário do Arquiteto Álvaro Siza [25 de junho de 1933] com a conferência ‘Architects don’t invent anything’ do Arquiteto Kenneth Frampton, sobre o projeto para o Museu J. Paul Getty de Álvaro Siza e Peter Testa, e a instalação de 90 desenhos da FAUP por estudantes do Mestrado Integrado em Arquitectura.

A sessão realiza-se na Galeria da FAUP no dia 28 de junho, 4.ª feira, às 18h30, e a apresentação de Kenneth Frampton vai ser feita por Joaquim Moreno. A instalação de 90 desenhos conta com curadoria de José Manuel Barbosa, com a colaboração de Armando Ferraz e Nuno Sousa. A FAUP agradece a Ana Sofia Silva o seu contributo especial pelo desafio da realização deste evento.

A propósito do projeto para o Museu J. Paul Getty (1993), escreve Álvaro Siza:
No projeto para o Museu J. Paul Getty, desenvolvido juntamente com Peter Testa, o trabalho consistia no arranjo da Villa do antigo Museu Getty. É um museu interessantíssimo, tipicamente americano, porque é no fundo a reprodução de uma casa romana, sob cujo pátio existe o parque de estacionamento. Deste parque, sobe-se à casa romana. O Museu insere-se num belíssimo jardim que vai até ao mar. 
O trabalho principal consistia de novo em reorganizar o jardim, invertendo o acesso, que actualmente é feito à cota baixa a partir da via marginal, voltando aos lados de Berverly Hills, à cota mais alta, para depois organizar as chegadas, o parque de estacionamento, o acesso às casas existentes dentro do jardim, repensando a própria entrada na casa romana. Estava a meio caminho entre jogar com uma estrutura americana e com o carácter de uma casa de modelo romano. O trabalho incidia sobre a maneira como entrar e sobre a própria utilização das salas, iluminação e relação com os espaços exteriores; o café, o anfiteatro e outros equipamentos situam-se fora da casa.
(catálogo da exposição ‘Expor = On Display’ sobre os projetos de Álvaro Siza para museus e espaços expositivos, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2005).

Kenneth Frampton nasceu no Reino Unido em 1930. Formou-se na Architectural Association School of Architecture de Londres. É Professor Emérito Ware na Graduated School of Architecture, Planning and Preservation, Columbia University, Nova Iorque, na qual foi professor entre 1997 e 2020. Lecionou também na ETH Zürich, EPF Lausanne, Accademia di Architettura Mendrisio e Royal College of Art, Londres. É autor de livros e ensaios sobre arquitetura moderna e contemporânea. Foi editor da revista britânica Architectural Design e da publicação Oppositions do Institute of Architecture and Urban Studies, do qual foi cofundador, a partir de 1973. É Doutor Honoris Causa por várias universidades e foi distinguido com diversos prémios internacionais. Doutor Honoris Causa por várias universidades e Honorary Felow do Royal Institute of Brithish Architects (RIBA), recebeu, em 2021, o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. Já em 2022, foi agraciado com a Thomas Jefferson Foundation Medal in Architecture. Em 2022, por proposta da FAUP, foi agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa, com Francesco Dal Co, pela Universidade do Porto.

Porto de Honra com o apoio da Niepoort Vinhos e Vieira de Castro.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

ORADORES
  • Kenneth Frampton
ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência : Architects don't invent anything
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE