Conferência: Architecture is a tool to improve lives

Início em 10/11/2021 até 10/11/2021

Categorias: Conferências

No dia 10 de novembro, entre as 18h e as 21h, tem lugar a Conferência ARCHITECTURE IS A TOOL TO IMPROVE LIVES , com a arquiteta ANNA HERINGER, transmitida em direto através do Facebook e Youtube da Ordem dos Arquitectos.

“No Studio Anna Heringer, acreditamos convictamente que a arquitetura é uma ferramenta para melhorar vidas. Infelizmente, também o oposto pode ser verdadeiro; a arquitetura pode destruir vidas, porque o Homem e o setor da construção contribuem dramaticamente para as alterações climáticas. Mas somos idealistas. Acreditamos que nós, seres humanos e arquitetos, podemos fazer melhor do que o status quo. A arquitetura é uma ferramenta poderosa para a mudança. Lidamos com muitos recursos e dinheiro. Podemos construir uma estrutura e, ao mesmo tempo, construir uma comunidade forte e justa. E podemos fazê-lo em harmonia com a natureza. É isso que fazemos. O Studio Anna Heringer defende uma abordagem global da arquitetura sustentável. Não acreditamos numa sustentabilidade que só pode ser proporcionada a uma parte da população mundial. Trabalhamos da mesma maneira no Bangladesh e na Alemanha: aproveitando ao máximo os recursos naturais existentes no local. Há muitos materiais gratuitos na natureza, tudo o que precisamos é da nossa sensibilidade para encontrá-los e nossa criatividade para usá-los.”

A conferência Architecture is a tool to improve lives*, da arquiteta alemã Anna Heringer, encerra a primeira edição do curso de especialização DA LINHA AO CÍRCULO: Análise da Sustentabilidade em Arquitetura e Construção, uma ação de formação em Arquitetura, Energia, Ecologia, Construção e Sociedade, com coordenação do arquiteto Miguel Veríssimo, gestão das arquitetas Paula Santos e Joana Seixas Nunes, do Conselho Diretivo Nacional da OA.

Para além da componente LETIVA, de transmissão mais direta de conhecimento técnico e científico, os módulos são intercalados por CONFERÊNCIAS.

* Anna Heringer é arquiteta, alemã, cresceu numa pequena cidade perto de Salzburgo.

Aos 19 anos mudou-se para o Bangladesh, onde viveu durante um ano. Aqui teve a oportunidade de trabalhar com a ONG Dipshikha e trabalhar na área do desenvolvimento sustentável. Desta experiência retirou que a estratégia de desenvolvimento mais bem-sucedida é confiar nos recursos existentes e imediatamente disponíveis na natureza, tirar o melhor proveito deles, não estando dependente de sistemas externos.

Para Anna Heringer, a Arquitetura é uma ferramenta para melhorar vidas.

Como arquiteta (e professora), Anne Herringer está focada na utilização de materiais de construção naturais. Desde 1997 tem estado ativamente envolvida na cooperação para o desenvolvimento do Bangladesh. Ganhou o prémio Aga Khan de Arquitetura em 2007, com o projeto da Escola METI (Modern Education and Training Institute) em Rudrapur, um projeto realizado em parceria com Eike Roswag em 2005.

Ao longo dos anos, Anna tem desenvolvido projetos na Ásia, África e Europa. Junto com Martin Rauch, desenvolveu o método Clay Storming que ensina em várias universidades, incluindo ETH Zurich, UP Madrid, TU Munich e GSD / Harvard.

Recebeu vários prémios: o Obel Award 2020, o Global Award for Sustainable Architecture, o AR Emerging Architecture Awards em 2006 e 2008, o Loeb Fellowship no GSD de Harvard e um RIBA International Fellowship. O seu trabalho foi amplamente publicado e exibido no MoMA de Nova York, no V&A Museum de Londres e na Bienal de Veneza, entre outros lugares.

Em 2013, juntamente com Andres Lepik e Hubert Klumpner, deu início ao Laufenmanifesto, onde profissionais e académicos de todo o mundo contribuíram para definir diretrizes para uma cultura de design humanista.

+ https://www.anna-heringer.com/vision/

ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência: Architecture is a tool to improve lives
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»