Início em 05/06/2019 até 05/06/2019
Arquitetura: Estrutura Educativa
integra o Ciclo de Conferências sobre projetos e obras, pela palavra dos seus autores, do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. A conferência será proferida pelo Arquiteto Nuno Sampaio, sobre a intervenção de reabilitação e modernização da escola secundária de Castelo de Paiva.
A transformação da escola pré-existente persegue um ideal de afirmação do edifício escolar enquanto organismo integrador no qual, a partir da reorganização espaço-funcional e da reafirmação de uma imagem contemporânea, a arquitetura responde ao desígnio educativo.
A sessão vai decorrer a 5 de Junho, 4.ª feira, às 15h00, no Auditório Fernando Távora – FAUP e vai contar com introdução por André Santos, coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP. A apresentação do conferencista vai ser feita pelo arquitecto João Paulo Rapagão.
Nuno Sampaio nasceu no Porto, em 1974. Licenciou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto (ULP) em 1997 e integrou o Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1998. É mestre pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB) da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC), com trabalhos realizados em Veneza e Nápoles.
Em 2000, funda no Porto, o atelier “Nuno Sampaio – Arquitetos”, exercendo as funções de direção e coordenação da empresa, desenvolvendo uma atividade profissional diversa em projetos e concursos – habitação, equipamentos, planos e projetos urbanos com intervenção em espaço público.
Membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, de 2008 a 2010. Professor convidado da Universitad Politécnica de Catalunya, em Barcelona (UPC) – Master “La Gran Escala – Architecture & Other Environments” (2002).
Júri em diversos concursos de arquitetura, de onde se destacam os Prémios FAD 2013.
É consultor da “APDL – Administração do Porto do Douro e Leixões”, desde 2006, presidente da “Estratégia Urbana” – Laboratório de Inovação de Arquitetura e Cidade, desde 2009 e vice-presidente da Associação “Trienal da Arquitectura de Lisboa”, desde 2010.
Desde 2014 assume a função de Diretor-Executivo da Associação “Casa da Arquitectura”, em Matosinhos.
Este Ciclo de Conferências pretende ser um espaço de debate sobre projetos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. Este projeto, sediado no CEAU, resulta da colaboração de dois grupos de investigação que, sob a coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso (DiPDArq/MDT), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 76 escolas localizadas “a norte” do país.
Patrocínio
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).