FAUP Comunicação

Conferência ‘Arquitetura: estrutura educativa’ por Nuno Sampaio

Início em 05/06/2019 até 05/06/2019

Categorias: conferências

Arquitetura: Estrutura Educativa integra o Ciclo de Conferências sobre projetos e obras, pela palavra dos seus autores, do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. A conferência será proferida pelo Arquiteto Nuno Sampaio, sobre a intervenção de reabilitação e modernização da escola secundária de Castelo de Paiva.

A transformação da escola pré-existente persegue um ideal de afirmação do edifício escolar enquanto organismo integrador no qual, a partir da reorganização espaço-funcional e da reafirmação de uma imagem contemporânea, a arquitetura responde ao desígnio educativo.

A sessão vai decorrer a 5 de Junho, 4.ª feira, às 15h00, no Auditório Fernando Távora – FAUP e vai contar com introdução por André Santos, coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP. A apresentação do conferencista vai ser feita pelo arquitecto João Paulo Rapagão.

Nuno Sampaio nasceu no Porto, em 1974. Licenciou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto (ULP) em 1997 e integrou o Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1998. É mestre pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB) da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC), com trabalhos realizados em Veneza e Nápoles.

Em 2000, funda no Porto, o atelier “Nuno Sampaio – Arquitetos”, exercendo as funções de direção e coordenação da empresa, desenvolvendo uma atividade profissional diversa em projetos e concursos – habitação, equipamentos, planos e projetos urbanos com intervenção em espaço público.

Membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, de 2008 a 2010. Professor convidado da Universitad Politécnica de Catalunya, em Barcelona (UPC) – Master “La Gran Escala – Architecture & Other Environments” (2002).

Júri em diversos concursos de arquitetura, de onde se destacam os Prémios FAD 2013.

É consultor da “APDL – Administração do Porto do Douro e Leixões”, desde 2006, presidente da “Estratégia Urbana” – Laboratório de Inovação de Arquitetura e Cidade, desde 2009 e vice-presidente da Associação “Trienal da Arquitectura de Lisboa”, desde 2010.

Desde 2014 assume a função de Diretor-Executivo da Associação “Casa da Arquitectura”, em Matosinhos.

Este Ciclo de Conferências pretende ser um espaço de debate sobre projetos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. Este projeto, sediado no CEAU, resulta da colaboração de dois grupos de investigação que, sob a coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso (DiPDArq/MDT), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 76 escolas localizadas “a norte” do país.

Patrocínio

Vidraria Fonseca
Parceiro Estratégico
Casa da Arquitectura
Parceiro Media
ROOF – An In & Out Magazine
Apoios Institucionais
Ministério da Educação; Parque Escolar, E.P.E.; Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional; Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Galeria
LINKS
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Tectum PRO

Sistemas Construtivos Cobert

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total