Conferência de encerramento da exposição Carla Juaçaba, Estudo para algum projecto

Início em 19/01/2019 até 19/01/2019

Categorias: Exposições

A NOTE convida para a conferência de encerramento da exposição da Carla Juaçaba, Estudo para algum projecto. Com Ana Luiza Nobre (PUC – Rio de Janeiro) e Ana Vaz Milheiro(FAU – Lisboa), dia 20 às 16h.


“Eu queria fazer arquitectura como Peter Brook faz teatro: três gestos com a mão e é tudo”. Com esta frase Carla Juaçaba explica o seu modo de pensar e de fazer arquitectura: com o mínimo de gestos possíveis. Esse desejo foi conquistado na Capela que projectou para o Pavilhão do Vaticanona Biennali di Architettura di Venezia em 2018. Uma capela de caráter efêmero, de nida por quatro per s de aço inox polido, dispostas ortogonalmente, con gurando um banco e uma cruz. Assim como Peter Brook, Carla construiu uma Capela com três gestos: o espaço simbólico (cruz e banco); material (aço inox polido) e estrutural (betão). É neste campo sensorial de jogos de luz e sombra, leve e pesado, cheio e vazio, que Carla constrói a sua arquitectura. Uma arquitectura que parace utuar sobre o lugar, no seu desejo de revelar a sua essência. Não é um modo de fazer arquitectura simples ou fácil, e muito menos minimalista. Por detrás de todo este trabalho –de reduzir a arquitectura à sua mínima essencia– está um esforço enorme. É esse esforço que esta exposição mostra. O esforço de reduzir a arquitectura a três gestos essenciais… o espaço, o material e a estrutura. 
Bárbara Silva — Curadora

Carla Juaçaba (1976) é arquitecta, nasceu e estudou no Rio de Janeiro, cidade onde fundou o seu próprio atelier, em 2010. Desenvolve projectos públicos e privados, com foco em habitação e programas culturais. Realizou vários projectos para moradias, como a Casa Rio Bonito (2005), Casa Varanda (2007), Casa Mínima (2008), Casa Santa Teresa (2016) e Casa Posse (2016). Em 2012 realizou o projecto para o pavilhão efémero “Humanidade 2012”, construído para o evento internacional Rio+20, em parceria com a cenógrafa e directora de teatro Bia Lessa. Ganhou o prémio ArcVision– Women and Architecture em 2013.
Em 2018 foi convidada pelo curador Francesco Dal Co para projectar uma das dez capelas para o pavilhão do Vaticano da Biennali di Architettura di Venezia. Foi professora na PUC-RJ e professora convidada no City College of New York CCNY em 2016. Realizou conferências em Harvard GSD; University of Toronto –Daniels; Columbia GSAPP; Latitudes–Universidade do Texas em Austin. Professora convidada no workshop da Universidade de Veneza IUAV em 2014.

Local

GALERIA DE ARQUITECTURA
Travessa da Cara 32, Lisboa

Fotografia:
Capela do Vaticano © Federico Cairol

Patrocinio:

CITAC / ERMAX, 
Apoio:
KRUPS
LINKS
ORADORES
  • Ana Luiza Nobre
  • Ana Vaz Milheiro
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Conferência de encerramento da exposição CARLA JUAÇABA
  • Conversa: Ana Luiza Nobre (PUC - Rio de Janeiro) + Ana Vaz Milheiro (FAU - Lisboa)
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?