Conferência ‘Dibujos en un cuaderno’ por Xavier Monteys

Início em 09/06/2017 até 09/06/2017

Categorias: Conferências

A sexta conferência do Ciclo Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho intitula-se ‘Dibujos en un cuaderno’ e terá como orador convidado Xavier Monteys, Professor Catedrático de Projectos Arquitectónicos da Universidade Politécnica de Catalunha, Barcelona.

A sessão vai decorrer no dia

10 de Junho (Sábado), às 16h00, no Claustro do Mosteiro da Serra do Pilar, com acesso pelo Largo de Aviz (Santa Marinha), em Vila Nova de Gaia.

A aula será proferida em espanhol, sem tradução. Entrada livre (sujeita à lotação).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Sinopse

Um bom testemunho da importância do desenho na obra de Le Corbusier são os pequenos cadernos (carnets) que durante anos o acompanharam, onde desenhava e também anotava as suas experiências, observações e ideias. De entre os muitos carnets que se conservam, o que relata a viagem a Maiorca realizada por Le Corbusier em 1932 (carnet C 10) a partir de Barcelona ilustra com clareza, durante um pequeno intervalo de tempo, os vários interesses que lhe despertam curiosidade e os diferentes registos que a palavra desenho tem para aquele que foi considerado o arquitecto mais importante do século XX.

Xavier Monteys

Catedrático de Proyectos Arquitectónicos da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC). Director da ETSAV entre 1990 e 1996. Actualmente lecciona na Escuela de Arquitectura de Barcelona, tendo sido coordenador do ciclo de estudos de pós-graduação do Departamento de Proyectos Arquitectónicos entre 2009 e 2016. É autor de diferentes livros e artigos, sendo o mais recente: «La habitación. Más allá de la sala de estar.» Leccionou cursos e conferências em diversas universidades. É Coordenador do Grupo de Investigación Habitar (UPC), con o qual realizou o projecto Rehabitar. Actualmente trabalha no Atlas del Re-uso en Barcelona, financiado pelo Ministero de Ciencia y Innovación (MICIN).

Instalação Carnet C10

Para esta ‘Aula de Autor’ foi preparada uma instalação no Claustro do Mosteiro da Serra do Pilar, com a reprodução em grande formato dos desenhos do carnet C10. A estrutura permanecerá em exposição até ao fim do mês de Setembro. O projecto de arquitectura é da autoria de Pedro Matos Gameiro e Marta Sequeira com Carlos Machado e Moura e consultoria de Fernando Rodrigues.

A realização da estrutura foi possível graças à colaboração do Exército Português, da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e das empresas Sign – Wide Format Printing, Curvar – Tecnologia e sistemas de curvatura e Lankhorst Euronete Portugal. Contou ainda com o apoio das empresas VMZinc e Outside Works – Trabalhos em altura.

Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho

O segundo ciclo de aulas intitulado "Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho", que decorrerá durante este ano lectivo 2016-2017, procura abrir uma nova relação entre a academia e as fundações e instituições de conservação, produção e transferência de conhecimento. Neste primeiro ano, constituiu-se uma parceria com a Fondation Le Corbusier para trazer para o panorama português e portuense a discussão internacional sobre os estudos corbusianos e, em específico, sobre o desenho em Le Corbusier.

Prevê-se uma série de 7 Aulas de Autor, entre Janeiro e Julho de 2017, dedicadas ao estudo prático e teórico do Desenho em Le Corbusier. Entre os convidados, contam-se Danièle Pauly, Timothy Benton, Marta Sequeira, Candela Suárez, Jorge Torres, Xavier Monteys e Ricardo Daza. Esta série de "Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho" é coordenada por Marta Sequeira, Carlos Machado e Moura, Rui Neto e Noémia Herdade Gomes.

Esta iniciativa integra o projecto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’ conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Apoios:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | Compete 2020 | Portugal 2020 | União Europeia (UE) – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

Colaboram também com o ciclo a Livraria A+A e da Livraria AEFAUP.

-Imagem gráfica desenvolvida pelo designer Francisco Providência.
-Imagem multimédia desenvolvida por Cátia Cunha Pimentel.

LINKS
ORADORES
  • Xavier Monteys, Professor Catedrático de Projectos Arquitectónicos da Universidade Politécnica de Catalunha, Barcelona.
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: 'Dibujos en un cuaderno' por Xavier Monteys
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE