FAUP Comunicação

Conferência ‘Do diálogo, a Cidade na Escola’ por Rui Mealha

Início em 13/03/2019 até 13/03/2019

Categorias: Conferências

Do diálogo, a Cidade na Escola integra o Ciclo de Conferências sobre projetos e obras, pela palavra dos seus autores, do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. A conferência será proferida pelo Arquiteto Rui Mealha, sobre a intervenção na escola secundária de Rio Tinto, na qual, a relação entre o equipamento escolar e a cidade, constitui um dos motes inspiradores do projeto.

A conferência tem lugar no dia 13 de Março de 2019 (Quarta-feira), às 15h00, no Auditório Fernando Távora – FAUP. A apresentação do conferencista vai estar a cargo da professora Teresa Calix, vice-diretora da FAUP.

Rui Mealha é arquiteto pela FAUP (1986), onde se doutorou com a tese "Aspectos da actuação urbanística entre programas, planos e projectos: programas, tempos e formas do projecto urbano – a carta da Asprela".
Professor na FAUP desde 1989, atualmente é docente da UC Projeto 5 e regente da UC Urbanística 1 do MIARQ, docente das UCs Teoria C1 e Teoria C2 do PDA (perfil C – Dinâmicas e Formas Urbanas), e investigador do CEAU integrado no grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território.
Como investigador tem desenvolvido uma atividade regular nos domínios do conhecimento do território, cidade e espaço urbanizado, no contexto de diversos projetos, participando ainda em exposições e workshops, e com comunicações em congressos, seminários e conferências de arquitetura e urbanismo, sendo autor e coautor de publicações nacionais e internacionais.
Integra regularmente júris de concursos públicos, em representação da Ordem dos Arquitectos, de autarquias locais e de outras entidades públicas, sendo membro de comissões científicas de acompanhamento dos trabalhos de elaboração e revisão de Planos de Ordenamento.
Exerce ainda a atividade liberal, como consultor urbanista, assessorando entidades públicas, e coordenando projetos e obras de arquitetura, de requalificação de espaços públicos, de planeamento e de regeneração urbana, tendo obtido o primeiro prémio em vários concursos públicos.

Este Ciclo de Conferências pretende ser um espaço de debate sobre projetos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. Este projeto, sediado no CEAU, resulta da colaboração de dois grupos de investigação que, sob a coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso (DiPDArq/MDT), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 76 escolas localizadas “a norte” do país.

Patrocínios: CBS – Creative Building Solutions S.A.
Parceiro Estratégico: Casa da Arquitectura
Parceiro Media: ROOF – An In & Out Magazine
Apoios Institucionais: Ministério da Educação; Parque Escolar, E.P.E.; Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional; Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

ORADORES
  • Arquiteto Rui Mealha
  • Professora Teresa Calix, vice-diretora da FAUP
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Armstrong

Soluções que funcionam

Dekton by Cosentino

Projetos sem limites