Início em 20/02/2019 até 20/02/2019

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) convida para a segunda conferência do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação pelo arquitecto e professor da FAUP Carlos Guimarães, director da Faculdade entre 2010 e 2018.
A conferência tem como título ‘Herança e contemporaneidade, desafios na afirmação de uma identidade’ e vai decorrer no dia 20 de Fevereiro (Quarta-feira), às 15h00, no Auditório Fernando Távora – FAUP.
A apresentação do conferencista será feita pelo coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP André Santos.
Carlos Guimarães é Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da qual foi Diretor, entre maio de 2010 e dezembro de 2018.
Arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1980.
Inicia a sua atividade docente no Curso de Arquitetura em 1981, doutorando-se em 1999, com distinção e louvor, com a Tese “Arquitectura e Museus em Portugal — Entre Reinterpretação e Obra Nova”.
Tem colaborado com outras instituições de ensino universitário e integrado os painéis de avaliação de projetos de investigação submetidos à apreciação da Fundação de Ciência e Tecnologia.
Foi presidente da secção regional do norte da Ordem dos Arquitectos. Integrou e presidiu à Fundação DOCOMOMO Ibérico, tendo feito parte das comissões organizadoras dos Congressos realizados no Porto e Valência.
É autor, conjuntamente com o Arquiteto Luís Soares Carneiro, de projetos e obras de Arquitetura, de Planeamento e Desenho Urbano, tendo obtido 1ºs prémios em diversos concursos públicos.
Tem obra publicada e referenciada.
Este Ciclo de Conferências pretende ser um espaço de debate sobre projetos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. Este projeto, sediado no CEAU, resulta da colaboração de dois grupos de investigação que, sob a coordenação de Andre Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso (DiPDArq/MDT), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 76 escolas localizadas “a norte” do país.
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).
Patrocínios: Gatengel, Projectos de Engenharia, Lda e JCT, Consultores de Engenharia, Lda.
Parceiro Estratégico: CASA DA ARQUITECTURA
Apoios Institucionais: Ministério da Educação; Parque Escolar, E.P.E.; Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte – OASRN
Apoio CEAU: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
- Carlos Guimarães
- André Santos
- Tema: Conferência 'Herança e contemporaneidade, desafios na afirmação de uma identidade'' por Carlos Guimarães