Conferência Internacional Post-Internet Cities

Início em 25/05/2017 até 25/05/2017

Categorias: Conferências

No âmbito da exposição Utopia/ Distopia, patente no MAAT até 21 de agosto, a conferência POST-INTERNET CITIES promove uma reflexão crítica sobre o modo como as tecnologias digitais têm afectado a conceptualização e a vida das cidades. Como podem a arte e a arquitetura responder a esta condição incerta e instável?

Falar sobre o presente e o futuro das cidades implica, desde logo, discutir o que significa hoje espaço urbano. Para além de terem motivado evidentes mudanças nas práticas quotidianas, as tecnologias da comunicação transformaram radicalmente o modo como as cidades são reconhecidas, apropriadas e (re)desenhadas. A globalização da Internet e, mais recentemente, o fenómeno das redes sociais, reconfiguraram o espaço urbano, desdobrando-o em múltiplos territórios que coexistem e se confundem, numa crescente ambiguidade entre os domínios público e privado, real e virtual.

Estarão as novas dinâmicas socio-culturais a colocar em causa o papel do espaço público construído? Até que ponto deve a cidade ser entendida como uma sobreposição entre a realidade material e um imaginário colectivamente reinventado nas redes?


Temas da conferência

Arquitectura contemporânea como utopia/distopia urbana 

Culturas em rede e o "direito à cidade"

(I)literacia digital e exclusão social

Arquitectura e iconografia urbana depois da Internet

Arquitectura, tecnologia e incerteza

Arte contemporânea como intervenção urbana na era digital

Arte digital em espaços públicos

Espaço urbano como realidade híbrida

 

Publicação


Uma seleção de ensaios sobre os temas da conferência serão publicados na revista online e-flux architecture. Isso significa que alguns dos trabalhos propostos podem ser selecionados para apresentação na conferência, mas não necessariamente para publicação. A comissão responsável pelo programa da conferência irá seleccionar o(s) melhor(es) trabalho(s) submetido(s) ao presente Call for Papers, para serem incluídos na publicação da e-flux. Para além de verem o seu trabalho publicado, os vencedores receberão também os honorários correspondentes à autoria do texto.



Coordenação


Pedro Gadanho, Diretor MAAT
Helena Barranha, Professora Assistente na IST-UL e Investigadora na IHA-UNL
 

Organização 


MAAT – Museum of Art, Architecture and Technology, Lisbon

IHA – Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

IST – Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa

LINKS
ORADORES
  • Hani Rashid
  • Marisa Olson
  • Salvatore Iaconesi & Oriana Persico
  • Morten Søndergaard
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Post-Internet Cities
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!