Conferência Internacional: Visual Spaces of Change – Sophia Journal

Início em 14/10/2020 até 14/10/2020

No dia 14 de outubro de 2020, terá lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP a Conferência Internacional: Visual Spaces of Change: Publicação Sophia Journal Exposição e a Cerimónia e Entrega de Prémios e Certificados no âmbito do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel. Após a cerimónia, terá lugar a inauguração da exposição do protótipo proposta vencedora do concurso – da autoria da studium – creative studio – nas instalações da FAUP com o apoio de Jofebar.

O evento presencial e o programa de videoconferências enquadra-se no ciclo de conferências e debates de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) na FAUP organizado em parceria com a UNIZAR, UA e DECA / ID +. O evento será transmitido ao vivo online, abarcando: (i) uma série de videoconferências; (ii) a mesa redonda de lançamento e apresentação do 4º número da publicação com revisão por pares – Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image; (iii) as apresentações de artigos do 5º número – Visual Spaces of Change: Designing Interiority – shelter, shape, place, atmosphere; (iv) o anúncio da chamada aberta para artigos para o sexto número da Sophia Journal: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations; (v) o anúncio dos Prémios | Concurso Internacional de Ideias: Exposição e Projector Móvel e a exposição Visual Spaces of Change, desenvolvida para esta conferência e para os espaços da FAUP, onde se comunicarão novos projetos de Fotografia Contemporânea, bem como uma nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel.

A abertura do evento estará a cargo de Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) que anunciará os prémios do Concurso Internacional de Ideias VSC: Expositor e Projector Móvel, dando em seguida a palavra a Wilfried Wang (UTSoA) O’Neil Ford Centennial Professor de Arquitectura na Universidade do Texas em Austin e Editor convidado do número 6 da publicação Sophia: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations, e que irá apresentar e falará sobre a temática da chamada para artigos desta 6ª edição.

Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte – U. Aveiro) editora convidada do 5º número de Sophia – Visual Spaces of Change: Designing Interiority – shelter, shape, place, atmosphere – fará a apresentação da publicação e em seguida dará a palavra aos autores dos artigos selecionados para este 5º número.

A mesa redonda que se segue – Visual Spaces of Change through Photography and Image – conta com a participação de Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza), Pedro Gadanho, que co-organizou a conferência Visual Spaces of Change que teve lugar no Museu de Arquitectura e Tecnologia de Arte (MAAT) em 2019 (ocupando o cargo de Director do MAAT na altura), Paolo Rosselli e Marco Iuliano, ambos oradores principais da conferência no MAAT e Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte – U. A).

O objectivo deste evento, que terá lugar no auditório da FAUP e também em formato de videoconferência, é o de promover uma reflexão e debate em volta do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, abordando várias questões transversais ao mundo da Fotografia e da Arquitectura, explorando como a imagem pode ser um meio para atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes áreas disciplinares. O enfoque da conferência incide sobre as transformações do espaço público e acerca da conceção de interioridade em arquitectura, tendo como mote, por um lado, os textos publicados na publicação Sophia Journal referente à conferência ON THE SURFACE que teve lugar em Maio de 2019 no Museu de Arquitectura, Arte e Tecnologia (MAAT), onde se analisou o potencial da Fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível as diferentes dinâmicas de mudança urbana e  abrir novos horizontes de intervenção no espaço público. Por outro lado, os artigos selecionados para o 5º número da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority – shelter, shape, place, atmosphere.

Por fim, será possível visitar a Exposição Visual Spaces of Change, desenvolvida para esta conferência e para os espaços da FAUP, onde se comunicarão novos projetos de Fotografia Contemporânea, bem como uma nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel.

O Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Os conteúdos da exposição estarão online na plataforma VSC e a experiência expositiva será registada puramente para efeitos de investigação, e será posteriormente analisada no contexto do projeto de investigação VSC em curso.

A conferência será conduzida em inglês.

Devido às circunstâncias derivadas da atual situação de pós-pandemia, a conferência irá realizar-se simultaneamente em regime presencial e online.

Podem juntarem-se a esta sessão online acedendo ao seguinte link:

👉 Hiperligação para a Conferência via Zoom

 

Data. Hora
14 de outubro de 2020 . 18h00

Local
FAUP – Auditório Fernando Távora [inscrição prévia obrigatória]

Transmissão online em direto
Clique aqui para acder à plataforma Zoom

Meeting ID: 876 2406 7201
Passcode: 4gjzKL

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência Internacional: Sophia Journal
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal