Início em 10/10/2017 até 10/10/2017

O arquitecto Manuel Aires Mateus dará início ao ciclo ‘Território(s) da Arquitectura Portuguesa – imaterialidade e circunstância(s)’, com a conferência ‘Projectos’.
Manuel Aires Mateus
Nasceu em Lisboa em 1963 e formou-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986. Começou a colaborar com o Arquitecto Gonçalo Byrne em 1983 e começou a desenvolver projectos com o seu irmão Francisco em 1988. O atelier Aires Mateus é fundado nessa altura pelos dois irmãos, embora ocupando ainda um espaço dentro do atelier do Arquitecto Gonçalo Byrne. A crescente escala de projectos fez com que se estabelecessem num espaço maior e autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde essa altura a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica resultando em diversos prémios de arquitectura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho originou convites para realizar conferências e leccionar em várias instituições internacionais como a Graduate School of Design em Harvard, a Accademia de Arquitectura de Mendrisío entre outras em Portugal. Neste momento, a estrutura abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, e estabelece diversas parcerias com ateliers locais para o desenvolvimento de projetos internacionais.
O ciclo de conferências ‘Território(s) da Arquitectura Portuguesa – imaterialidade e circunstância(s)’ é uma iniciativa conjunta dos grupos de investigação – Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Morfologias e Dinâmicas do Território – linha de investigação Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação, DiPDArqo (CEAU-FAUP). São coordenadores José Cabral Dias e Luís Viegas + Rui Américo Cardoso.
Dia
11 de Outubro
Horas
17h00
Local
Auditório Fernando Távora – FAUP
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).
- Arquitecto Manuel Aires Mateus
- Tema: Conferência 'Projectos' por Manuel Aires Mateus