FAUP Comunicação

Conferência ‘Recent Works’ por Tham & Videgård

Início em 24/07/2019 até 24/07/2019

Categorias: conferências

Os arquitectos suecos Bolle Tham e Martin Videgård vão apresentar na FAUP a conferência sobre o trabalho recente desenvolvido pelo atelier Tham & Videgård, fundado em 1999, em Estocolmo.

A conferência tem lugar no dia 24 de Maio às 18h30 e ocorre no âmbito do Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes, com organização dos docentes e investigadores do CEAU, Ana Neiva (Atlas da Casa) e José Cabral Dias (ATPH).

 

Tham & Videgård
Tham & Videgård é uma dupla sueca formada em 1999 pelos arquitectos Bolle Tham (1970) e Martin Videgård (1968). O escritório desenvolve projectos num amplo leque de escalas de intervenção no campo da cidade, da Arquitectura e do design, com base em propostas de desenho urbano, programas públicos, serviços, edifícios residenciais, habitação unifamiliar, interiores e desenho de objectos.
Bolle Tham and Martin Videgård são membros da Academia Real de Artes da Suécia. Têm sido professores e conferencistas em escolas de Arquitectura na Suécia e fora de fronteiras: KTH, em Estocolmo; LTH, em Lund; Chalmers, em Gotemburgo; MIT, em Chicago; Harvard, em Cambridge; Architectural Association (AA) em Londres; e no ETH, em Zurique. Em 2014-2015 foram professores convidados na Peter Behrens School of Architecture em Düsseldorf, na Alemanha.
Na sua prática profissional, destacam-se o Museu de Arte de Kalmar (2008) e a Escola de Arquitectura do Instituto Real de Tecnologia, KTH School of Architecture (2015), ambos resultantes da obtenção do 1º lugar em concursos internacionais e recohecidos com o Prémio Kasper Salin, distinção atribuída pela Associação Sueca de Arquitectos para a Best New Architecure.
Trabalhos como o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Malmö (2010), a Creek House (2015), o Mirrorcube para o Treehotel em Harads (2010) são exemplares num percurso profissional que tem sido reconhecido dentro e fora da Suécia. As suas propostas têm sido premiadas por diversas vezes e motivado significativa atenção internacional.
A expansão dos limites geográficos do escritório em anos recentes é marcada com projectos em França, Espanha, Dinamarca e República Checa. Essa difusão tem sido acompanhada pela participação em importantes fóruns internacionais de divulgação e crítica de Arquitectura. Destaca-se a presença nas 12ª, 13ª e 15ª edições da Bienal de Arquitectura de Veneza; no Museu Louisiana de Arte Moderna, na Dinamarca, em 2011 e 2012; na Bienal de Arquitectura de Chicago, em 2017; e no Ciclo Distância Crítica da Trienal de Arquitectura de Lisboa, em 2018.
Através de exposições e publicações internacionais, o trabalho da dupla Sueca tem sido regularmente divulgado fora da Suécia: Tham & Videgård In Detail em Munique e Hamburgo, em 2018; The Operative Elements of Architecture na La Galerie d’Architecture, em Paris, em 2014. Essa mostra deu origem a um livro com o mesmo título, publicado pela editora sueca Bokforlaget Arena, também em 2014. Em 2017, a revista espanhola El Croquis dedicou-lhes um número monográfico, ao deslocar, pela primeira vez, a atenção para os países nórdicos.
www.thamvidegard.se
facebook.com/thamvidegard
instagram.com/thamvidegard

 

 

Juhani Pallasmaa reconhece no trabalho de Tham & Videgård uma prática experimental, enraizada na cultura nórdica, mas atenta a valores universais:
“(…) I feel that the work of Tham & Videgård is deeply and firmly rooted in the Nordic attitude of reason, temperance and modesty (…). Certainly on the level of formal, aesthetic articulation and atmosphere, their projects have a more abstract, intellectual position and universal character than what we traditionally expect of Nordic architecture.’”

 

 

Juhani Pallasamaa, The sensuous rationality of Tham & Videgård, In El Croquis n.º188, Madrid 2017.
A conferência será proferida em inglês, sem tradução.

 

 

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

 

 

Apoios: FAUP-CEAU; Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento; Fundação Oriente; Panoramah!; Traço de Luz.

Galeria
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Ciclo: Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes
  • Tema: Conferência 'Recent Works' por Tham & Videgård
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.