CONTRA-ARQUITETURA

Início em 16/09/2020 até 07/10/2020

A Lei determina aquilo que tem de ser e que pode ser limitado através das normas pelas quais se regem as diferentes actividades humanas. Há sempre, no entanto, uma margem para a transgressão estabelecida em todas as culturas pelo uso, que faz com que a “legitimidade”, reconhecida pela maioria dos membros de uma sociedade, não coincida com a estrita “legalidade”. Isso vai emprestar um carácter simbólico à lei no seu espírito ou na sua aplicação que o legislador/político gere à medida de interesses, na maioria das vezes, circunstanciais. Todavia, o gesto criativo, sobretudo, na Arquitectura e nas Artes move-se, frequentemente, nesse intervalo.

→ 16.00 
Ação performativa com Teatro Praga: Contra-arquitectura: Controlo/Transgressão (c/ legendas em inglês)
Videoconferência com Neil Leach: The Politics of Space in the Age of Covid-19 (em inglês)

Intervalo

→18.00
Conversa com Idalina Baptista, João Miranda, Lia Vasconcelos, Paulo Carapuça e José Bragança de Miranda [moderador] (em português com tradução simultânea em inglês para canal live-streaming)

 

 

Lógica/Absurdo

A organização de cada sociedade revela, no seu modo de percepção da realidade, a lógica daquilo que rejeita por considerar, simplesmente, “impensável”. Assim ficam definidos os limites do que os seus membros podem ou não fazer nas diferentes esferas da vida social. O impensável e o inconcebível são “espontaneamente” rejeitados pela cultura dominante. Por aqui, estabelece-se, também, a amplitude do que é entendido como “diferente”, a partir da generalização das categorias opostas de “lógico” e de “absurdo”. O “racional” é, então, substituído pelo “cultural”. Nas sociedades “tolerantes”, a diferença é considerada uma mera curiosidade. Nas sociedades “intolerantes”, a diferença transforma-se numa “ameaça”. A implicação da Arquitectura neste processo revelar-se-á sempre óbvia e não é, pois, de estranhar que o seu sistema de valores se deixe condicionar por este fenómeno.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Contra-Arquitetura
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal