FAUP Comunicação

Conversa ‘Humanidades’ – Ciclo de Conversas PLURAL

Início em 30/10/2019 até 30/10/2019

Categorias: debates

Humanidades integra o Ciclo de Conversas PLURAL, visando debater a arquitetura a partir de uma visão alargada e interdisciplinar, convocando várias áreas do saber. Vai decorrer no dia 30 de outubro de 2019 (4.ª feira), 18h00, na Tanoaria – Casa da Arquitectura em Matosinhos.

Este segundo momento de reflexão e difusão, incorporado no projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no CEAU, assenta numa parceria entre a Casa da Arquitectura e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Sob a coordenação de André Santos, o projeto tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares, intervencionados ao abrigo do Programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 74 escolas localizadas a “norte” do país.

“… a escola é o primeiro equipamento público com o qual o educando contacta como utilizador, logo ali uma primeira experiência educativa se situa no âmbito do respeito por um bem colectivo, um objecto com regras de convivência e de utilização que devem perdurar ao longo da vida cidadã. (…) o edifício escolar (…) representa um pólo iniciático de cidadania e da valorização pessoal.”1

A Conversa Humanidades inaugura o Ciclo de Conversas PLURAL, declarando a proeminência dos utilizadores dos espaços escolares. Independentemente de se tratarem de alunos, docentes, ou pessoal administrativo e auxiliar, a convicção de que a arquitetura importa, coloca a ambição de recentrar na dimensão humana e social a sua essência, ou razão. O espaço escolar é, por natureza, aquele que maior importância adquire no desenvolvimento humano e social de cada indivíduo, representando a experiência mais persistente de convivência com outros indivíduos e com os espaços.

A arquitetura, não fazendo sentido descontextualizada da vertente humana, deve assumir e protagonizar a imensa responsabilidade social que, a todos deve motivar, favorecendo uma condição de pluralidade, na contribuição para o debate do ensino público e, em particular, na defesa da qualificação arquitetónica dos espaços escolares.

Na perspetiva de revisitar e debater a importância da reabilitação arquitetónica nas escolas secundárias, pretende-se promover um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitetura, potencie o conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas, culturais, económicas e sociais.

É neste contexto que se irá desenvolver a Conversa Humanidades, pela palavra de Justino Magalhães, Maria de Lurdes Rodrigues, Mendo Castro Henriques, Paula Torgal e Pedro Teixeira.

O arquiteto Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitectura fará a introdução à sessão e o coordenador André Santos apresentará o projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objetivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Humanidades.

 

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).  BARATA, João Pedro Martins – “Enquadramento para a realidade escolar”. In PARQUE ESCOLAR, E.P.E. – Manual de projecto para a acessibilidade nas escolas. (p. 7). 

1 BARATA, João Pedro Martins – “Enquadramento para a realidade escolar”. In PARQUE ESCOLAR, E.P.E. – Manual de projecto para a acessibilidade nas escolas. (p. 7). 

Imagem . © André Santos

 

 

Patrocínio: Forbo-Revestimentos, SA
Co-produção: Casa da Arquitectura
Parceiro Media: ROOF – An In & Out Magazine
Parceiros: Personal Travel
Apoios Institucionais: Ministério da Educação; Parque Escolar, E.P.E.; Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional; Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte

LINKS
ORADORES
  • André Santos
  • Nuno Sampaio
  • Justino Magalhães
  • Maria de Lurdes Rodrigues
  • Mendo Castro Henriques
  • Paula Torgal
  • Pedro Teixeira
ESPECIFICAÇÕES
  • Ciclo de Conversas: PLURAL
  • Tema: Conversa Humanidades
  • Projeto: ESCOLAS: Complexidade e Interpretação
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas