Conversa(s) com estudantes sobre Giorgio Grassi

Início em 13/11/2018 até 15/11/2018

Categorias: outros

Escritos Escolhidos, o livro de Giorgio Grassi recentemente publicado pela Fundação Marques da Silva e as Edições Afrontamento, com tradução e nota introdutória de José Miguel Rodrigues, congrega a mais completa antologia de textos do autor, abrangendo um extenso arco temporal que se estende de 1965 até 2015.

Um livro que reúne igualmente um conjunto invulgar de ilustrações para, seguindo palavras do próprio Giorgio Grassi, procurar suscitar elementos de convergência e de partilha para lá do campo usual da acção, para dar a ver também aquelas simpatias e pressupostas afinidades que, inevitavelmente, deram forma aos [seus] projectos (…).

Milão e Berlim evidenciam-se como cidades protagonistas e lugares de inquietação disciplinar, assim como relação entre cidade e a sua arquitetura, num olhar transversal aos tempos do mundo, atravessam um discurso crítico, mas sempre comprometido com a contemporaneidade e a experiência da arquitetura.

Nesta edição, integra-se a colectânea já publicada em italiano, alemão e espanhol (em volumes separados ou num único livro na versão italiana) e, para além de novas ilustrações, uma quarta parte que conta com textos publicados isoladamente ou lidos em ocasiões públicas, neste sentido, inéditos enquanto textos escolhidos pelo autor.

É a pretexto desta publicação, que Giorgio Grassi, depois da presença no lançamento de Leon Battista Alberti e a arquitectura romana, vai regressar ao Porto e à Faculdade de Arquitetura da UP para, no que resulta de uma parceria entre a Fundação Marques da Silva e Matéria. conferências brancas, participar numa sessão que elege os estudantes como seus principais interlocutores. 

A ter lugar no dia 15 de Novembro, no auditório Fernando Távora às 18h30, "conversa com estudantes #2" contará também com José Miguel Rodrigues – autor, coordenador e tradutor do projecto de tradução integral da obra escrita de Giorgio Grassi para português (Giorgio Grassi, opera omnia sic) – e três arquitectos, por razões diferentes, interessados na obra de Giorgio Grassi: Eduardo Souto de Moura, Carlos Machado e Marco Ginoulhiac. Mas todos os presentes neste lançamento, que decorre com o livro já em circulação, estão convidados a interpelar o autor. É neste sentido que esta conversa com estudantes pressupõe que neste momento todos os que assim pretendam se possam considerar estudantes da matéria nesta ocasião em debate. O evento decorrerá nas línguas portuguesa e italiana e contará com a possibilidade de tradução simultânea das questões que vierem a ser colocadas pelos presentes pelo professor Marco Ginoulhiac.

Esta conversa será precedida, a 13 de novembro, por uma conversa informal sobre Giorgio Grassi, denominada "conversa com os estudantes #1", à volta da mesa central da biblioteca da FAUP. Moderada por Joana Couceiro, conta com a presença dos organizadores de Matéria.conferências brancas, Joé Miguel Rodrigues (tradutor do livro), Helder Casal Ribeiro e Pedro Borges de Araújo.

Sessões

Conversa com os estudantes #1 | 13 de novembro, 21h30, Biblioteca FAUP
Conversa com os estudantes #2 | 15 de novembro, 18h39, Auditório Fernando Távora da FAUP
As duas sessões têm entrada livre, sujeitas à lotação do espaço.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Marques da Silva, que conta com o apoio da FAUP, do ciclo Matéria. conferências brancas e da Associação de Estudantes (AEFAUP), foi patrocinada pela JOFEBAR. É de sublinhar a importância deste patrocínio que se revelou imprescindível para a sua concretização.

LINKS
ORADORES
  • Joana Couceiro
  • Helder Casal Ribeiro
  • Pedro Borges de Araújo.
  • Giorgio Grassi
  • Eduardo Souto Moura
  • Carlos Machado
  • Marco Ginoulhiac
  • José Miguel Rodrigues
ESPECIFICAÇÕES
  • TEma: Conversa(s) com estudantes sobre Giorgio Grassi
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE